Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

TURISMO : UFPel lança projeto de desenvolvimento na Zona Sul

15 julho
09:00 2019

No dia 04 julho, durante a semana de comemoração das festividades de aniversário do município de Piratini, ocorreu o lançamento do “Projeto de Extensão Mais Turismo e Desenvolvimento Territorial”. O projeto objetiva mapear, identificar os instrumentos turísticos do município e, consequentemente, apoiar no desenvolvimento do potencial do turismo de Piratini, aliando o poder público e a iniciativa privada, buscando nos atrativos turísticos do município uma fonte de renda e de desenvolvimento para a comunidade. O evento contou com a participação do prefeito de Piratini, Vitor Rodrigues, do secretário de Turismo, Fladimir Gonçalves, do presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (ACIAS), Roger Morales. Ainda, contou com a presença de empresários, imprensa e agentes promotores do turismo no município.

O convite para o lançamento do projeto no município ocorreu por parte da ACIAS e o evento teve como proposta apresentar a metodologia de trabalho e sensibilizar os envolvidos da necessidade de participarem da agenda de atividades do projeto prevista para ocorrer até o final de 2020.

Na abertura do evento o presidente Roger Morales lembrou que “a parceria com a Universidade Federal de Pelotas faz parte de uma estratégia de longo prazo de preparação do município para as festividades da comemoração do bicentenário da Revolução Farroupilha”. Na ocasião o prefeito Vitor Rodrigues também parabenizou os envolvidos e manifestou apoio da Prefeitura no desenvolvimento do projeto.

A apresentação da proposta ficou a cargo da coordenadora do projeto de extensão a professora Caroline Ceretta, do curso de bacharelado em Turismo da UFPel, a qual conduziu a fala com empresários e membros da comunidade, apresentando as próximas etapas do projeto no município. Caroline Ceretta ressaltou que […] “o município de Piratini possui uma gama enorme de recursos culturais e naturais que precisam estar articulados e conectados com os agentes de turismo local de maneira a propiciar um desenvolvimento endógeno das possibilidades de uso dos recursos como atrativos turísticos”. Ceretta, observou, ainda, que o projeto será construído com o envolvimento da sociedade, sendo esses são os protagonistas pela promoção do turismo no município.

Ao término da apresentação pode-se notar o entusiasmo e disposição da comunidade em envolver-se no projeto e colaborar com o desenvolvimento do turismo no município. O plano de trabalho prevê encontros mensais no município e uma série de encontros intermediários de coleta de dados.

Museu Farroupilha em Piratini

Museu Farroupilha em Piratini

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O projeto de Extensão Mais Turismo e Desenvolvimento Territorial faz parte do Programa de Desenvolvimento Social dos Municípios da Zona Sul, programa estratégico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel em cooperação com a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). O Programa tem o objetivo de estimular a sinergia entre a universidade e o poder público, em colaboração com outras entidades, com a finalidade de atendimento às demandas sociais do público regional dos municípios da Zona Sul. Busca-se ainda a confluência de recursos que possam produzir em médio prazo, mudanças efetivas para o alcance de melhores índices de desenvolvimento e qualidade de vida nos municípios da Região Sul do Rio Grande do Sul. A maior parte dos discentes participantes do Programa são oriundos das cidades da Zona Sul, assim, sendo agentes ativos dos projetos de extensão e de pesquisa da Universidade nos municípios.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções