Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

TURISMO VIRTUAL : Prédios históricos de Pelotas na tela do celular

19 novembro
09:09 2018

Turistas e pelotenses interessados pelo Conjunto Histórico da cidade podem contar, a partir de agora, com mais uma facilidade proporcionada pela tecnologia.

O aplicativo mobile Turismo Virtual, desenvolvido pela empresa Dimensio – Design & Tecnologia em parceria com a Prefeitura e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi oficialmente lançado durante a 46ª Feira do Livro, na sexta-feira, com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, que fez questão de entender em detalhes o funcionamento do software.

A PREFEITA Paula acompanhou a cerimônia e conheceu o software e suas funcionalidades

A PREFEITA Paula acompanhou a cerimônia e conheceu o software e suas funcionalidades

“O aplicativo apresenta mais uma forma de valorizar o que é nosso, além de divulgar Pelotas e atrair mais turistas para a nossa terra”, destacou a chefe do Executivo no ato da lançamento.

A diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Lisandra Cardoso, comentou o projeto. Para a equipe da pasta, a proposta do software que usa a realidade aumentada para visualizar em detalhes os prédios históricos, está completamente inserida no objetivo de atrair o público jovem para a pauta da preservação do patrimônio, pois conversa de diferentes maneiras com o tradicional e o tecnológico.

“O Turismo Virtual já é uma prática de muitos países, que estimulam a construção de miniaturas do prédios e suas representações virtuais. O projeto tem essa função de proporcionar a interação do público com o patrimônio da cidade”, definiu a diretora.

A secretária de Governo, Clotilde Vitória, também acompanhou a atividade, assim como a coordenadora do Programa de Extensão de Apoio às Práticas Patrimoniais da UCPel, Daniele Lockow.

TURISMO VIRTUAL EM PELOTAS

O sistema integra uma série de ações que vem sendo aplicadas no município pela Sdeti, a fim de qualificar o atendimento aos visitantes e captar o interesse dos jovens pelo patrimônio cultural e arquitetônico da cidade, principalmente após o reconhecimento de Pelotas como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em maio deste ano. A iniciativa de misturar o físico e o virtual das edificações, através da realidade aumentada com representações em 3D, veio de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, que após participarem de atividades do Programa de Extensão de Apoio às Práticas Patrimoniais, fizeram proposta ao órgão municipal para desenvolvimento do projeto. O resultado da parceria veio no mês de julho – durante as festividades da Semana de Pelotas -, com o lançamento do livro Turismo Virtual, onde dez prédios tombados são apresentados em detalhes. Em seguida, no final de outubro, os primeiros adesivos que permitem a interação do visitante com o aplicativo começaram a ser instalados pela cidade.

Turismo Virtual 02COMO VAI FUNCIONAR

O download do aplicativo está disponível gratuitamente para aparelhos Android, através da plataforma da Google Play Store. Para ter acesso aos jogos e imagens exclusivas das construções históricas, o usuário deve abrir o programa e posicionar o smartphone, por exemplo, em frente aos adesivos ou sob o livro para que o software faça a leitura. O livro pode ser adquirido – sem nenhum custo -, até domingo (18), no estande da Secretaria na Feira do Livro e, após isso, no Centro de Atenção ao Turista, na banca 75 do Mercado Central. Até o momento nove edificações receberam os adesivos, sendo elas Mercado Central, Paço Municipal, Casarão 2 da praça Coronel Pedro Osório (onde está localizada a Secretaria de Cultura), Theatro Sete de Abril, Casa da Banha (na esquina das ruas Princesa Isabel e Félix da Cunha), Casarão da Família Assumpção, prédio do Mercosul (abriga o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas) e o da antiga Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. A Catedral Metropolitana São Francisco de Paula deve ser a próxima a receber as adesivagens.

Turismo Virtual

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções