Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

UBS Balsa é entregue reformada à comunidade

UBS Balsa é entregue reformada à comunidade
06 fevereiro
09:36 2019

As obras de revitalização executadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Balsa não representam apenas a oferta de um atendimento mais qualificado à população, mas também, mais uma conquista para o projeto Mão de Obra Prisional (MOP), do Pacto Pelotas pela Paz: esta é a 24ª unidade de saúde requalificada por apenados do regime semiaberto, em Pelotas.

A prefeita Paula Mascarenhas esteve na UBS, ontem, para a entrega oficial da obra e para ver de perto a transformação do espaço, que recebeu novas instalações hidráulicas e elétricas, pintura interna e externa, recuperação do mobiliário e do telhado, o que permitiu resolver problemas de infiltração persistentes no local. A reforma também possibilitou que o serviço de odontologia fosse retomado na UBS. Apenas em 2018, a UBS Balsa realizou cerca de 10 mil atendimentos.

Esta é a 24ª unidade de saúde reformada com mão de obra prisional

Esta é a 24ª unidade de saúde reformada com mão de obra prisional

O sucesso do projeto que representa uma oportunidade de ressocialização aos apenados foi destacado pela prefeita, que salientou a qualidade do trabalho executado pela mão de obra prisional – reconhecido, inclusive, por empresas especializadas no setor da construção. De acordo com ela, o resultado primoroso não surpreende mais e reflete a dedicação dos envolvidos – no caso da Balsa, dez homens assinaram as melhorias na UBS.

“O MOP associa dois fatores fundamentais: o interesse público, ao entregar espaços transformados à comunidade e aos servidores, e a oportunidade de qualificar os apenados, que precisam de portas abertas para se reinserirem à sociedade. É desta forma que eles podem aprender, desenvolver seus talentos e realizar um trabalho tão bem-feito, como este na Balsa”, afirmou Paula.

OPORTUNIDADE

Leandro Brum é um dos apenados que trabalhou na requalificação, pelos últimos três meses. Representando a sua equipe, agradeceu pela chance de estar em convívio social, o que segundo ele, denota a credibilidade depositada em seu trabalho. “Este é o terceiro prédio que nossa turma entrega reformada e pintada. Somos gratos à Prefeitura, à Susepe e ao Judiciário por confiarem em nós para essa tarefa e por nos permitirem estar juntos à comunidade”, disse.

A secretária de Saúde, Ana Costa, também reconheceu o resultado da recuperação da unidade, destacando a importância de reiniciar o atendimento odontológico graças a ele. De acordo com a titular da pasta, o MOP é reflexo de uma união de esforços, que envolve a comunidade, o Executivo, os servidores e o Judiciário.

Prefeitura entrega UBS requalificada

Prefeitura entrega UBS requalificada

MELHORIAS

Com um investimento de cerca de R$ 25 mil, a unidade teve colocação de azulejos, pisos, instalação de pias, pintura geral interna e externa, recuperação de mobiliário, nova identificação visual interna e externa, colocação de blocos de concreto no pátio da frente e brita na lateral, serviços de serralheria com consertos na grade e correções no sistema de esgoto e rede pluvial.

Tudo feito a partir da mão de obra prisional, iniciativa defendida pelo diretor de Monitoramento Eletrônico do Presídio Regional de Pelotas (PRP), Hamilton da Silva. “O MOP nos possibilita uma satisfação atrás da outra. Hoje contamos com diversas frentes de trabalho e vemos esse projeto ser ampliado e ganhar novos parceiros, que acreditam no seu poder de ressocialização”

Também acompanharam o ato desta terça o vice-prefeito Idemar Barz; o secretário de Obras e Pavimentação, Luiz Eduardo Tejada; o presidente da Câmara Municipal, Fabrício Tavares; os vereadores Ademar Ornel (DEM) e José Benemann; a diretora do PRP, Fabiane de Oliveira; os apenados responsáveis pela obra; a equipe de servidores da UBS e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções