Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

UBS BOM JESUS : Comunidade aprova serviços inovadores

28 janeiro
10:46 2015

Depois da reinauguração do espaço no último sábado, com uma festa oferecida à comunidade, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus começou os trabalhos segunda-feira totalmente remodelada e com um novo conceito de atendimento. O movimento na manhã do primeiro dia foi intenso, com aproximadamente 150 atendimentos.

Médico da unidade, o cubano Alberto Suarez, que chegou ao Brasil há um ano, não escondeu o entusiasmo decorrente das melhorias executadas: “É maravilhoso ver a satisfação dos moradores da Bom Jesus. É muito prazeroso ter infraestrutura para atender melhor”. Suarez acompanhou a transformação da UBS. “Cheguei aqui e não tínhamos a estrutura adequada, hoje temos um excelente modelo, com instalações de primeiro mundo”, disse.

O conjunto de serviços inovadores desenvolvidos com a participação da comunidade e de servidores da UBS Bom Jesus resulta da parceria entre a Prefeitura e a Comunitas, uma organização da sociedade civil, de caráter apartidário, que estimula o envolvimento de lideranças públicas e empresariais na melhoraria da qualidade dos serviços oferecidos à população. A organização lidera o programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável, de aprimoramento da gestão pública.

PRÉDIO remodelado recebeu 150 pessoas no primeiro dia

PRÉDIO remodelado recebeu 150 pessoas no primeiro dia

Para o trabalho desenvolvido na Bom Jesus, a organização contou com o apoio do Instituto Tellus, parceiro técnico da Comunitas, responsável por envolver usuários, servidores e gestores públicos nos processos de cocriação dos serviços que são hoje oferecidos na UBS, gerando engajamento e internacionalização das soluções desenvolvidas.

MELHORIAS

Foram seis meses de reformas no prédio e hoje a UBS conta com farmácia distrital, psicólogo, nutricionista, educador físico e superagentes comunitários de saúde; totem de autoatendimento e o primeiro totem do Clique Saúde Pelotas, desenvolvido com o apoio do Saútil, parceiro técnico da Comunitas, que reúne informações de toda rede municipal de saúde.

A Bom Jesus conta ainda com uma sala multiuso, que poderá ser utilizada por outras UBSs para aulas na cozinha experimental e preparação de refeições mais saudáveis; um parquinho para as crianças e uma academia para jovens e adultos, com três equipamentos de ginástica; segurança 24 horas; dispensador de preservativos; brinquedoteca; horta comunitária; sala de espera especial, com cadeiras confortáveis e ar-condicionado; acesso à internet

CAPACITAÇÃO

A Secretaria de Saúde (SMS) informa que os profissionais e servidores que trabalham no turno da noite da UBS Bom Jesus irão passar por uma capacitação, ao longo desta semana, para aprender a utilizar as novas ferramentas tecnológicas implantadas na unidade. Assim, não haverá atendimento ao público à noite, até sexta-feira (30), mas o posto funcionará normalmente nos turnos da manhã e tarde.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções