Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

UBS do Presídio Regional é reinaugurada

10 fevereiro
09:58 2015

O prefeito Eduardo Leite reinaugurou, na tarde de ontem, as instalações da Unidade de Saúde Prisional do Presídio Regional de Pelotas, que passaram por diversas melhorias a fim de proporcionar um melhor atendimento de saúde aos 980 detentos que cumprem pena no local. A Prefeitura investiu cerca de R$ 30 mil na compra de materiais e equipamentos e – o principal diferencial desta reforma – a mão de obra foi exclusivamente dos apenados. Na cerimônia também foi firmado um convênio entre os governos municipal e estadual, inusitado em Pelotas, para o aproveitamento da mão de obra dos detentos em reformas de outras Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

“Essas ações mostram uma quebra de paradigma, rompe com tabus daqueles que acreditam que os apenados devem ser esquecidos. Pelo nosso sistema penal, todas as pessoas que por hora estão cumprindo pena no Presídio voltarão ao convívio social em algum momento. Cabe a nós tratá-los com respeito para que no futuro, ao serem reinseridos na sociedade, eles também tenham o mesmo respeito por todos nós”, disse o prefeito.

“Talvez não tenhamos a real dimensão da importância destes cuidados. Somente de novembro até hoje, foram cerca de 1.500 atendimentos dentro do Presídio. Estamos garantindo o direito à saúde e o significado destas melhorias é imensurável”, enfatizou a secretária de Saúde, Arita Bergmann.

PREFEITO descerra a placa de reinauguração-  Foto de Andressa Machado

PREFEITO descerra a placa de reinauguração-
Foto de Andressa Machado

O consultório médico e de enfermagem, o consultório odontológico e a farmácia da Unidade tiveram troca de piso, colocação de azulejos, reparos em alvenaria, nas esquadrias e na rede elétrica, restauração dos móveis, compra de novas peças de mobiliário e pintura geral. Além disso, houve a aquisição de novo equipo (cadeira odontológica e equipamentos), computador, geladeira, aparelho de ar-condicionado, cadeira de rodas e materiais para uso nos consultórios.

“Esta reforma foi totalmente diferente das demais. Ela não foi planejada, foi acontecendo, aos poucos…”, conta Leandro Thurow, da Supervisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SMS), que acompanhou a obra do início ao fim. Ele disse que a Prefeitura inicialmente faria apenas uma pintura nas salas, mas a resposta positiva e entusiasmada dos detentos estimulou a SMS a levar outras melhorias ao local e inspirou o prefeito a fazer o primeiro convênio com o governo do Estado, para aproveitar a mão de obra dos presidiários em reformas de UBSs do Município.

O Protocolo de Ação Conjunta da Prefeitura de Pelotas com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) foi assinado durante a cerimônia de reinauguração da Unidade, com presença do delegado regional da 5ª Região Penitenciária, Amilton Luís da Silva Fernandes, da vice-prefeita Paula Mascarenhas, do administrador do Presídio Regional de Pelotas, Flúvio Bubolz, e da representante do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Hilda Heinen.

Também presenciaram a reinauguração da Unidade de Saúde Prisional os secretários de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf), Francisco Cruz, de Cultura (Secult), Giorgio Ronna, os superintendentes Ana Costa, Eliedes Ribeiro, Rosângela Soares e Valter Poetsch e o gerente distrital que responde pelas UBSs do Areal e Praias, Manoel Bastos, entre outros.

Comentários ()

Seções