Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

UCPEL : Fórum debaterá sobre o sistema prisional

UCPEL : Fórum debaterá sobre  o sistema prisional
25 junho
08:28 2019

Hoje, no auditório Dom Antônio Zattera, acontecerá o II Fórum Prisão, Universidade, Comunidade: Presídio Regional de Pelotas (PRP). A realização é do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Conforme divulgação, a “atividade é voltada para instigar o protagonismo da população acerca das questões relacionadas ao Sistema Prisional de Pelotas”. O evento é gratuito.

Dr. Marcelo Malízia Cabral

Dr. Marcelo Malízia Cabral

PRIMEIRA edição do Fórum ocorreu há um ano. Na ocasião, houve deliberação por melhores instalações, em especial com a edificação de novo presídio. Além disso, também ações para o apoio a egressos do sistema prisional, espaço eminentemente feminino, e iniciativas nas áreas de educação e saúde, bem como atenção a idosos e LGBTs. Outra deliberação do Fórum em 2018, foi a parceria com o Pacto pela Paz, para desenvolver programa destinado a evitar a “primeira entrada na prisão”.

PROGRAMAÇÃO – Abertura ocorrerá às 8h30min. Na sequência, às 9h, será realizada a primeira mesa. Como tema “O Presídio Regional de Pelotas um ano depois do 1º Fórum”. Convidados: mestre Samuel Malafaia Rivero (Observatório do Sistema Prisional da Zona Sul do RS/GITEP/UCPel). Dr. Marcelo Malizia Cabral (Vara de Execução Criminal Regional); delegado Mateus Schwartz dos Anjos (5ª Delegacia Penitenciária Regional); diretor Giuliano Aldarez Nogueira (Presídio Regional de Pelotas/PRP).

PROTAGONISMO – Às 11h será realizada a segunda mesa do Fórum. Como pauta “Protagonismo municipal na questão penitenciária”. Participações do professor Luiz Antonio Bogo Chies (Observatório do Sistema Prisional da Zona Sul do RS/GITEP/UCPel), Conselho da Comunidade da Execução Penal da Comarca de Pelotas, representante da Prefeitura, vereador Marcos “Marcola” Ferreira (Câmara Municipal).

Vereador Marcos Ferreira (PT)

Vereador Marcos Ferreira (PT)

GRUPOS temáticos terão início às 14h. As discussões serão: GT 1 Serviços Penitenciários; GT 2 Trabalho Prisional; GT 3 Saúde no sistema prisional; GT 4 Estudo e remição por leitura; GT 5 Cidadania e familiares; GT 6 Minorias e egressos; GT 7  Estrutura dos serviços penais em Pelotas.

ENCERRAMENTO – Às 17h, terceira mesa “Comunidade:  como eu vejo o Presídio Regional de Pelotas”. As manifestações serão de representantes da sociedade. Às 18h, encerramento com a leitura da Carta do 2º Fórum Prisão, Universidade e Comunidade: o Presídio Regional de Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções