Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

UCPel participa do 1° Encontro Nacional da Rede de Atenção Psicossocial

UCPel participa do 1° Encontro Nacional da Rede de Atenção Psicossocial
11 dezembro
15:30 2013

Nos dias 04, 05 e 06 de dezembro ocorreu na cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o 1° Encontro Nacional da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).Participaram do encontro assistentes sociais e psicólogos do CAPS Escola, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Com o tema Reci-Pró-Cidade na Diferença, o encontro teve o objetivo de possibilitar um espaço de interação, troca de experiências, apoio e articulação entre os diversos atores institucionais e comunitários que compõem a RAPS, fortalecendo as redes e os colegiados e estimulando a realização de encontros regionais.

Questões importantes relativas à luta pela reforma psiquiátrica, enfatizando a luta anti-manicomial e contra a privatização do SUS, foram abordadas. Entre os temas discutidos pelos participantes do encontro, estavam a adoção de uma política decidida e coerente no âmbito do uso prejudicial de álcool e outras drogas, segundo os princípios da reforma e do SUS, e a valorização e difusão de centros de convivência, inventivos e inovadores, voltados para a produção de arte, cultura e lazer.

Para Carolina Bunde, assistente social da Clínica Psicológica da UCPel, o grupo voltou com novas ideias para o debate no ambiente acadêmico, o que contribuirá para a melhoria do serviço prestado à comunidade e seu fortalecimento. “Durante o encontro, tivemos a possibilidade de discussões em conjunto sobre a  importância do trabalho humanizado e o uso da sensibilidade para tratar as pessoas que precisam de um auxílio psicossocial. É preciso acolher e orientar, não somente repreender”, enfatizou.

Comentários ()

Seções