Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

UCPel realizou vestibular para 18 cursos de graduação

UCPel realizou vestibular para 18 cursos de graduação
26 novembro
09:33 2018

A prova também foi aplicada na modalidade EAD para 16 cursos. O gabarito já está disponível no site vestibular.ucpel.edu.br

     A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) aplicou ontem a prova do Processo Seletivo 2019. Mais de 900 vagas divididas entre 18 cursos de graduação estão sendo disputadas por quase 3 mil candidatos. Na modalidade EAD, 600 inscritos participaram do Vestibular de Bolsas. A abstenção desta edição foi de 7%.

O curso presencial mais concorrido foi Medicina, com 12 candidatos por vaga, seguido por Odontologia e Psicologia, 2 candidatos por vaga, e Direito e Fisioterapia, 1,5 candidato por vaga. Devido à lacuna de formandos no ensino médio em 2018 (motivada pelo acréscimo do nono ano no ensino fundamental), o número de inscritos foi menor do que em edições anteriores.

Na avaliação do reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, mesmo com o hiato de formandos no ensino médio, a UCPel obteve um bom número de inscritos. “Para a Católica o Vestibular é o momento mais importante, quando estamos de portas abertas para receber os futuros alunos e futuros profissionais que vão transformar a sociedade”, avaliou.

Com a expansão do número de vagas de 90 para 150, o curso de Medicina, hoje o maior do estado, recebeu candidatos de várias cidades. A vestibulanda de Santa Maria, Vitória dos Santos, optou pela Católica devido a qualidade do curso de Medicina, conceito 4 no Ministério da Educação (MEC). “A UCPel é bem renomada. Tenho muita vontade de passar aqui, acho uma baita universidade”, justificou.

Mário Machado, da cidade de Três de Maio, veio com a família para acompanhar sua filha, também vestibulanda de Medicina. “Chegamos na sexta-feira para ajudar a minha filha a realizar o sonho de cursar medicina e se tornar médica. Ela estuda há dois anos e busca na UCPel a oportunidade. Na verdade é o sonho de toda a família”, contou.

Vestibular UCPELAPLICAÇÃO DA PROVA

Composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha, nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), a prova pôde ser realizada em cinco horas. A redação teve como temas: A arte como possibilidade de saúde mental; A leitura como prática social e A influência da tecnologia na sociedade.

Na avaliação de Gabriel Lopes, vestibulando de Direito, a prova estava acessível. “As questões de história foram as mais complexas. A redação ofertou bons temas. Optei por escrever sobre a influência da tecnologia na sociedade”, relatou.  A candidata do curso de Arquitetura e Urbanismo, Julia Bandeira, avaliou a prova como conteudista e menos genérica do que o Enem, por exigir mais conhecimentos do ensino médio.

APROVADOS E MATRÍCULAS

Os aprovados no Vestibular 2019 da UCPel serão conhecidos no dia 3 de dezembro. A matrícula para o curso de Medicina será realizada em 6 de dezembro, entre 14h30 e 17h30; a segunda chamada oral está marcada para 10 de dezembro, às 16h, e ambas ocorrerão no Auditório Dom Antônio Zattera.

Aprovados nos demais cursos poderão se matricular em 11 de dezembro, entre 16h e 21h30, também no Auditório Dom Antônio Zattera.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções