Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

UCPel sedia a Semana Global de Empreendedorismo em Pelotas

UCPel sedia a Semana Global de Empreendedorismo em Pelotas
20 novembro
15:04 2013

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sedia parte da programação integrante da Semana Global de Empreendedorismo, que ocorre em Pelotas até sexta-feira (22). O evento é realizado simultaneamente em diversas cidades de todo o mundo com o objetivo de fortalecer a cultura empreendedora conectando, capacitando e inspirando as pessoas.

A programação é resultado da parceria das três instituições de ensino de Pelotas, UCPel, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul) juntamente com a Prefeitura de Pelotas. O Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul) da UCPel participará de mesa-redonda para debater o tema na quarta-feira (20), às 19h.

Para o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, professor Samuel Ongaratto, a importância da realização de um evento como este está na participação da cidade de Pelotas como um todo, onde diversas instituições estão envolvidas para debater o mesmo assunto. “Haverá espaço para falar sobre incubadoras, abertura de empresas, propriedade intelectual, microcrédito”, exemplifica.

De acordo com o professor, os temas abordados na Semana Global visam mostrar que hoje em dia não está mais complicado abrir uma empresa, e que o crédito está mais acessível e com juros menores que a poupança. “Qualquer um pode ter uma empresa e as palestras do evento mostrarão isso”, diz. A programação da Semana, que iniciou nesta segunda-feira (18), ocorre no Campus II da UCPel (Rua Almirante Barroso, 1.202) e na sede do Sincotecpel, na rua General Argolo, 593. Confira abaixo a programação.

Programação:        

Terça-feira (19/11)

19h – palestra: Abertura de empresas– com Claudino Abreu, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

20h – cases de abertura de empresas

Local: UCPel

Quarta-feira (20/11)

19h – Mesa-redonda – Incubadora de empresas – com representantes da UCPel, UFPel e Prefeitura de Pelotas

20h30 – palestra: Inovação – com o professor João Allemand, do IF-Sul

Local: UCPel

Quinta-feira (21/11)

19h – palestra: Crédito ao empreendedor – com representantes do Banco do Brasil e Banrisul

20h – case: empresa incubada que utilizou financiamento

Local: UCPel

Sexta-feira (22/11)

Manhã e tarde – apresentação oral das dez ideias selecionadas na primeira etapa do Concurso de Ideias Inovadoras – UFPel

Local: UFPel

Noite – divulgação dos ganhadores do concurso Minha atividade empreendedora

Local: Sincotecpel

Comentários ()

Seções