Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

UFPel: Campus das Ciências Sociais se renova

12 fevereiro
18:22 2014

Após quatro meses de obras e reformas, foram entregues à comunidade do Campus das Ciências Sociais (CCS), em agosto do ano passado, 21 novas salas de aula, 17 salas de estudos e para grupos de pesquisa e quatro salas para professores e serviços administrativos, distribuídas entre os três andares do prédio. A biblioteca foi transferida do terceiro piso para o térreo.

campus ciências sociais-3

“Conseguimos dar uma resposta eficaz a um problema que já era verificado há muito tempo” disse Del Pino

O prédio do CCS havia sido parcialmente interditado, em março, pelo Corpo de Bombeiros. Depois de ser submetida a um trabalho de reconstrução, uma área de 1,5 mil metros quadrados, nos três pisos, retornou para o uso do Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Faculdade de Educação (FaE) e do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (Ifisp).

As velhas e rachadas paredes de alvenaria deram lugar a modernas divisórias, que garantem mais segurança, conforto e isolamento acústico, graças à dupla camada de vidros instalada sobre as estruturas. As salas oferecem iluminação perfeita, boa aeração e espaços condizentes com as necessidades acadêmicas. O piso é totalmente novo.

A nova distribuição do espaço físico no Campus foi planejada e implantada de acordo com as normas de segurança contra incêndio, prevendo rotas de fuga e itens de acessibilidade, o que não existia anteriormente.

As obras, que começaram em março, foram inauguradas no dia 14 de agosto, em cerimônia que contou com as presenças da Administração Superior, de diretores de unidades, professores, técnico-administrativos e estudantes.

Na oportunidade, o reitor Mauro Del Pino frisou o trabalho das diversas pró-reitorias envolvidas e ressaltou o trabalho colaborativo, participativo e democrático ali realizado para a definição das obras, o que foi feito em conjunto com as direções das três unidades. “Conseguimos, no começo da gestão, dar uma resposta eficaz a um problema que já era verificado há muito tempo”, acentuou.

O reitor fez referência ainda ao trabalho da Coordenação de Bibliotecas, na mudança da Biblioteca para o térreo, e reafirmou que sua localização no térreo é transitória, já que a ideia é instalá-la no quarteirão em frente ao CCS, onde deverão ser construídas também novas salas de aula e um anfiteatro. “Sabemos que ainda há muito o quê fazer aqui neste prédio, mas estas obras corrigem problemas estruturais muito antigos”, concluiu Del Pino.

Comentários ()

Seções