Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

UFPel começa a viver sua terceira revolução, diz reitor Pedro Curi Hallal

09 agosto
14:45 2017

O reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, disse, em seu discurso na comemoração dos 48 anos da Universidade, na tarde desta terça-feira (8), no Largo do Mercado de Pelotas, que a Instituição começa a viver sua terceira revolução, a da Assistência Estudantil, com ações sobretudo àqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. A fala do reitor foi reforçada pelo anúncio da publicação do edital de licitação da obra do restaurante universitário (RU) do Anglo, antiga e forte reivindicação da comunidade. O reitor prometeu ainda, para breve, mais novidades nas áreas de moradia estudantil e de transporte.

reitor conclamou a todos para que se unam à luta pela manutenção da universidade pública e 100% gratuita.

reitor conclamou a todos para que se unam à luta pela manutenção da universidade pública e 100% gratuita.

As duas primeiras etapas históricas de mudanças significativas para a UFPel, listadas por Hallal, foram a união de antigas unidades acadêmicas, como a Agronomia, a Medicina, o Direito e a Odontologia, para junto com outras formarem o núcleo inicial da UFPel, em 1969, e depois o crescimento e expansão registrados quando da saída da Administração Central do Capão do Leão para o Anglo, período em que a Universidade dobrou seus números de cursos e de alunos.

Em sua manifestação, o reitor ressaltou a importância do papel da UFPel na comunidade, especialmente em áreas como da saúde, setor com o qual a Universidade tem enorme compromisso, e lembrou que a Instituição forma 2,5 mil novos profissionais por ano. A relação com a rede pública de ensino foi sublinhada por Hallal. Ele afirmou também que a UFPel continuará trabalhando de forma incansável pela equidade racial dentro da Instituição.

Encerrando sua manifestação, o reitor conclamou a todos para que se unam à luta pela manutenção da universidade pública e cem por cento gratuita.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções