Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

UFPel e EBSERH assinam contrato

UFPel e EBSERH  assinam contrato
31 outubro
10:01 2014

Contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é mais uma ação para desenvolver o Hospital Escola

Mais uma ação rumo ao desenvolvimento amplo e total do Hospital Escola (HE) da UFPel. Assim pode ser definida a assinatura, ontem à tarde, em Brasília, do contrato entre a Universidade Federal de Pelotas e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), do Ministério da Educação. A assinatura do contrato auxiliará o HE a atingir metas como a condição de hospital de médio porte, a assistência de excelência no atendimento 100% SUS e o atendimento das demandas de boa parte dos 22 municípios da Zona Sul do RS, com reflexos positivos no ensino, na pesquisa e na extensão.

Antes da assinatura, na quarta-feira, o Conselho Administrativo da EBSERH já havia aprovado o Plano de Reestruturação do HE, que tem por objetivo estabelecer estratégias de intervenção de curto prazo, capazes de impactar sobre os problemas identificados e de promover as mudanças estruturantes necessárias para que o serviço prestado à comunidade seja de melhor qualidade.

ACORDO prevê aumento e qualificação dos serviços à população

ACORDO prevê aumento e qualificação dos serviços à população

Dentro das metas para 2015, o Plano prevê a abertura do Centro de Parto Normal com cinco leitos, do Centro de Cuidados Paliativos com 20 leitos, de quatro leitos de Saúde Mental e de quatro leitos em Hospital Dia de Diabetes. O Plano também indica a ampliação de 43 leitos de Clínica Médica, 19 leitos de Oncologia, um leito de Infectologia, um leito na UTI e um leito na UTI Neonatal. Ao todo serão 97 novos leitos, totalizando 209 leitos hospitalares, sendo 24 de cuidados intensivos.

Além disso, serão abertas 1.011 novas vagas, a serem preenchidas através de concurso público. Somando com os atuais 321 servidores, um total de 1.332 profissionais atuarão no HE, nas áreas de assistência e administração.

O estudo do Plano de Reestruturação do Hospital Escola está sendo realizado desde a adesão da UFPel à EBSERH, ocorrida em dezembro de 2012, juntamente com vários investimentos. A assinatura do contrato consolidará o Plano. Com a assinatura, passam a ser adotadas as medidas necessárias para a abertura do concurso público para as novas vagas e a liberação de recursos para o início das obras do Bloco 3 do novo Hospital Escola da UFPel.

EMPRESA

A EBSERH foi criada pelo Governo Federal, através de lei aprovada pelo Congresso Nacional (Lei 12.55, de 15/12/2011), para constituir uma rede pública de hospitais universitários no país, tendo como principal compromisso pactuar com gestores locais de saúde a oferta de toda a sua capacidade instalada para servir ao SUS.

O contrato determina um sistema de gestão especial gratuita da EBSERH no Hospital, tendo como objetivos a oferta de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico, no âmbito do SUS. Prevê também o apoio ao ensino-aprendizagem, à pesquisa, à extensão e à formação de pessoas no campo da saúde pública.

O documento assinado nesta quinta-feira determina ainda a implementação de sistema de gestão único, com geração de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas e tem como anexo o Plano de Reestruturação do HE.

A diretora geral do Hospital, Julieta Fripp, considera que são eixos prioritários o ensino, a pesquisa e a extensão indissociados e a assistência de excelência 100% SUS. “Desde 2013, estamos construindo um plano de reestruturação que passa pelo aumento da oferta de serviços públicos aos usuários do SUS nos cenários assistenciais existentes, incluindo ambulatórios, assistência domiciliar e leitos de internação, além do aumento da oferta de exames e procedimentos em geral”, observa Julieta.

A diretora diz ainda que o HE está caminhando para atingir a condição de hospital de médio porte, com os 209 leitos. “Já em 2014, houve um incremento de 112 para 174 leitos registrados no sistema de saúde. Esta mudança de porte está oportunizando, além da assistência de excelência, que as práticas de ensino para estudantes de graduação e pós-graduação, de cursos como Medicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Farmácia, ocorram dentro de estruturas organizativas próprias da UFPel, reduzindo assim a dependência de serviços não próprios”, registra.

Vigília

O Movimento Estudantil Unificado (MEU), do qual fazem parte docentes, técnicos administrativos e alunos, prepara uma vigília de protesto contra a adesão da UFPel à Ebserh. Eles estarão reunidos no prédio da Faculdade de Direito e serão recebidos pelo Reitor nesta sexta-feira, a partir das 10h30min. A ADUFPel também apoia e participa do protesto.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções