Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

UFPel está entre as 60 melhores universidades da América Latina

UFPel está entre as 60 melhores universidades da América Latina
25 junho
08:24 2019

A UFPel está entre as 60 melhores universidades da América Latina de acordo com a avaliação realizada pela revista britânica Times Higher Education (THE), que compara universidades dedicadas à pesquisa. Já na World University Rankings 2019 (CWUR) a UFPel está na posição 16 entre as 20 instituições brasileiras que aparecem na listagem das 1000 melhores do mundo. Apenas três universidades gaúchas integram a lista.

Ao comemorar a posição da Universidade nos rankings, em meio as atividades alusivas aos 50 anos da Instituição, o reitor Pedro Curi Hallal salienta a qualidade dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação e destaca o protagonismo da comunidade acadêmica que desenvolve um trabalho de qualidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. “Ficamos felizes com o resultado dos rankings que confirmam a qualidade do ensino público no Brasil, as universidades públicas são patrimônio da sociedade brasileira”, ressalta o reitor.

THE
A listagem com as 150 melhores instituições de 12 países foi divulgada nesta terça-feira (18). De mais de 1200 universidades observadas pela THE, sete universidades do Rio Grande do Sul aparecem no ranking. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aparece em 11º lugar, a Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 20º, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 46º, a UFPel entre as posições 51 e 60, a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) entre as posições 61 e 70 e, por fim, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) entre as posições 100 e 150. Do número 50 em diante as posições são indicadas por faixas de classificação.

A avaliação inclui ensino, pesquisa, internacionalização, inovação, número de citações e de pesquisas entre outros aspectos. Ao todo são 13 indicadores de desempenho para abranger de forma equilibrada as principais missões das instituições de ensino.

Campus Capão do Leão. Pesquisa de revista britânica também classifica a UFPel entre as 900 melhores do mundo

Campus Capão do Leão. Pesquisa de revista britânica também classifica a UFPel entre as 900 melhores do mundo

CWUR

O CWUR utiliza sete indicadores para classificar as 1000 melhores universidades do mundo que avaliam a qualidade da educação, o emprego de estudantes, a qualidade do ensino e da pesquisa realizada na instituição, a qualidade e a influência das publicações e o número de citações.

O Brasil compõe a lista com 20 Instituições de Ensino Superior. A UFPel ficou na posição 886 na avaliação mundial e na 16º analisando o ranking brasileiro. Do Rio Grande do Sul, apenas outras duas Universidades aparecem na lista, a UFRGS na posição 398 e a UFSM na posição 927.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções