Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

UFPel instala abrigo em parada de ônibus para o Capão

UFPel instala abrigo em parada de ônibus para o Capão
12 novembro
08:38 2019

Estudantes moradores do município de Capão do Leão e que estudam no Campus Capão do Leão ganharam um espaço mais qualificado para aguardar o Transporte de Apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A instituição instalou um abrigo, coberto e com banco, na parada universitária que fica próxima ao trevo de acesso ao Campus.

A instituição instalou um abrigo, coberto e com banco, na parada universitária que fica próxima ao trevo de acesso ao Campus.

A instituição instalou um abrigo, coberto e com banco, na parada universitária que fica próxima ao trevo de acesso ao Campus.

A própria parada de ônibus no local é uma conquista comemorada pelos acadêmicos. Ela foi autorizada e começou a ser utilizada cerca de um mês após o início das atividades do Transporte de Apoio ao Campus Capão do Leão, em 2018. Até então, os estudantes moradores do município de Capão do Leão precisavam despender pelo menos quatro passagens para frequentar as aulas – era necessário ir até o trevo e depois do trevo ao Campus. Ao mesmo tempo, os acadêmicos não eram contemplados pelo Passe Livre, porque, conforme as regras do benefício, é necessário que o estudante resida em um município e estude em outro. “O Transporte de Apoio possibilitou a redução dos custos do aluno morador do Capão e agora há uma estrutura para que ele aguarde o transporte com o mínimo de conforto”, ressaltou o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Mário Azevedo Júnior. A estimativa é de que entre 60 e 70 pessoas utilizem a parada diariamente.

Moradora do Capão do Leão, a mestranda Letícia Kaufmann, do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática, continua a frequentar o Campus onde fez sua graduação em Matemática – Licenciatura. Seu irmão, recém-formado, também estudava no local, cursando Agronomia. Para a família, conta, foi uma conquista importante. “Eu utilizava pelo menos quatro passagens. Conseguimos cortar os gastos pela metade. É um ganho enorme”, opina.

Vereador do Capão do Leão, David Martins (Rede) lembra a articulação necessária para a conquista, que vem desde antes da implantação do Transporte de Apoio e envolveu audiências públicas e conversas com órgãos públicos relacionados ao tema. Após a instalação do Transporte de Apoio da UFPel, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizou a parada, fez o recuo para os veículos e a limpeza do local. “Graças ao apoio da UFPel os estudantes foram ouvidos e atendidos. Houve sensibilidade para ajudar as pessoas que sonham em ter um curso superior. O valor das passagens ficava pesado e muitas desistiram. O aluno ter essa assistência é algo histórico no município do Capão do Leão”, destacou o parlamentar, que é formado em Música e Gestão Pública pela UFPel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções