Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

UFPEL : Novas instalações qualificam a Faculdade de Veterinária

UFPEL : Novas instalações qualificam a Faculdade de Veterinária
27 junho
09:26 2016

Novas instalações estão qualificando as atividades acadêmicas da Faculdade de Veterinária da UFPel. Foram inauguradas as dependências  dos Setores de Patologia Animal e de Doenças Infecciosas, no prédio da antiga Reitoria, e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (Nuppec), ao lado do Hospital de Clínicas Veterinárias, no campus Capão do Leão.

As três inaugurações contaram com a presença do reitor Mauro Del Pino, para quem as novas áreas atendem a antigas reivindicações da comunidade, cumprem com um compromisso da Gestão e contribuem fortemente para a formação dos profissionais. “

NOVO espaço do Nuppec está localizado no Campus do Capão do Leão

NOVO espaço do Nuppec está localizado no Campus do Capão do Leão

Para a vice-reitora, Denise Gigante, também presente nos atos, as obras melhorarão sensivelmente os trabalhos na unidade, resultando em notória qualificação. Já o diretor da Faculdade de Veterinária, Gilberto Vargas, sublinhou o sentido de unidade recuperado com as novas instalações, já que a Faculdade está concluindo a transferência de todos seus setores para o prédio da antiga Reitoria. Ele destacou também que a Veterinária está agora em áreas “próprias”, já que antes ocupava prédio da Embrapa, fora do perímetro do campus Capão do Leão. Ele agradeceu aos apoios de pró-reitorias como de Infraestrutura e de Planejamento e Desenvolvimento na realização das obras.  Na inauguração do novo prédio do Nuppec, o coordenador do Núcleo, Márcio Nunes Corrêa, frisou o avanço que o novo local propiciará na formação dos acadêmicos que lá atuam.

Presentes nos atos ainda a vice-diretora da Faculdade de Veterinária, Marlete Cleff, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, o pró-reitor de Infraestrutura, Evaldo Kruger, chefes dos laboratórios, docentes, estudantes e técnico-administrativos dos setores.

NUPPEC

O novo espaço do Nuppec está localizado no Campus do Capão do Leão, ao lado do Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV), possui área de 360m² e começou a ser feito em janeiro do ano passado. A obra, orçada em R$ 721,8 mil, tem a capacidade de receber 70 alunos divididos nas áreas de pesquisa, ensino e extensão.

O local também apresenta um espaço amplo, que comporta até o momento quatro laboratórios: Bioquímica, Biologia Molecular, Nutrição Animal e de Inovação Farmacêutica, estruturas essas que são de caráter multiusuário.

O Nuppec é coordenado pelo professor Marcio Nunes Corrêa, com a participação direta de outros cinco professores, das áreas de Veterinária, Zootecnia e Farmácia e Bioquímica e tem como objetivo buscar a inovação, ter uma função social através da formação de pessoas e ser um centro próprio para tecnologia e informação.

A equipe do Núcleo conta com a colaboração de professores, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos (da UFPel e de outras instituições do país e estrangeiras), que desenvolvem atividades ligadas às linhas de trabalho do grupo.

Em suas linhas de pesquisa são contemplados os temas de eficiência ambiental em nutrição, saúde animal e meio ambiente, metabolismo e inovação farmacêutica em veterinária, metabolismo e nutrição, metabolismo e reprodução, metabolismo e saúde / doenças metabólicas.

As linhas de ensino na graduação são: agrostologia, assistência clínica em ruminantes, bovinocultura de corte, clínica médica em grandes animais I (clínica de ruminantes), manejo reprodutivo dos animais domésticos, semiologia e zootecnia de bovinos. Nas áreas de pós–graduação as áreas são: didática e metodologia no ensino superior, doenças metabólicas, metabolismo animal: pontos de controle, rotina clínica em ruminantes, seminários em ruminantes, terapêutica aplicada à clínica de grandes animais e transtornos clínico-metabólicos ligados à nutrição de ruminantes.

Já os projetos de extensão ativos no momento são: projeto Volta ao Campo, NUPEEC-PID: Programa Integrado de Diagnóstico, Núcleo de Desenvolvimento para Pecuária de Fronteira – UFPel Fronteira RS.

NECROPSIA RECEBE REFORMA E AMPLIAÇÃO

O novo espaço para o Laboratório de Necropsia da Veterinária é uma obra que está sendo desenvolvida desde 2014, orçada em R$ 723.447,91. O conjunto foi transferido do antigo prédio da Embrapa para o Campus Capão do Leão, visando uma maior qualificação na infraestrutura e, consequentemente, no atendimento. Desenvolvido em uma área de 590m², o espaço tem capacidade para abranger cerca de 640 alunos, divididos nas áreas de pesquisa, ensino e projetos de extensão. Parte dessas qualificações são o Laboratório de Doenças Infecciosas e o Laboratório de Patologia Animal, que foram inaugurados formalmente nesta terça-feira.

A unidade contém almoxarifado, vestiário masculino e feminino com entrada pela parte externa do prédio, entendendo a necessidade de fazer as trocas de roupa antes de entrar de fato no setor. Também há um espaço destinado ao veículo próprio do Laboratório, utilizado quando é necessário o deslocamento para necropsia de campo. Além disso, engloba os Laboratórios de Confecção de Lâminas, Histoquímica, Clivagem e Imunohistoquímica. Nele, são analisadas necropsias de todos os portes vindas do Hospital Veterinário e de demais clínicas particulares de Pelotas e região.

Outros setores que fizeram parte da reforma foram os Laboratórios de Doenças Infecciosas, Micologia e Bacteriologia, aos cuidados dos professores Mário Meireles, Renata Faria e João Zani. Esses setores dão suporte na parte de ensino, pesquisa e extensão para o Laboratório Regional de Diagnósticos, da Faculdade de Medicina Veterinária, por serem pioneiros na região Sul.

Dentro do Laboratório de Micologia, foi criado o Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Micologia Veterinária (MIC VET), que está em funcionamento desde janeiro deste ano e contempla os alunos de graduação e pós-graduação. O professor responsável pelo Laboratório de Micologia, Mário Meireles, afirma ser esse um passo importante. “Graças a esses investimentos, estão nos possibilitando uma melhora na questão de instalação física, que antes não tínhamos”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções