Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

UFPEL : Ocupação promove aulas públicas

UFPEL : Ocupação promove aulas públicas
27 junho
09:40 2016

A Ocupação do ICH completa dezoito dias e, conforme Manifesto divulgado a 10 deste mês, tem reivindicações que vão desde a política federal na área de educação, até a necessidade de relações mais democráticas entre servidores, estudantes e docentes.

AULAS – Em pouco mais de duas semanas, a agenda tem se mantido intensa no ICH. E hoje acontecerão mais aulas públicas. Às 14h, o tema será “O Pensamento Educativo e Político na América Latina: Uma Perspectiva desde o México”.  Às 19h,  “Etnologia Afro-americana: Conflitos Fundiários e Comunidades Quilombolas”.

Barreira que educa

Barreira que educa

CONQUISTAS – Uma das reivindicações, a derrubada da portaria 46, que visava retrocessos no Programa de Iniciação à Docência (PIBID), já foi conquistada. Além disso, a Ocupação desencadeou ações similares em unidades como o Centro de Artes, Centro de Integração do Mercosul e a rádio Federal FM. A Ocupação do ICH, logo nos primeiros dias, recebeu a visita do reitor Mauro Del Pino, que expressou apoio à luta. Também são conquistas que legitimam a luta, apoios como o expresso pelo movimento secundarista que está ocupando escolas estaduais, Programa de Pós-Graduação em Educação, técnicos administrativos e docentes do ICH – nota subscrita pelo diretor Sidney Gonçalves Vieira e o vice Sebastião Peres -, comunidade da Faculdade de Educação, estudantes de geografia. Entre as atividades realizadas, filmes, oficinas, debates como:     Aula sobre “Elites” com a profa. Patrícia Cunha; “Escola sem partido, escola sem ideolgia” com o prof. Daniel de Mendonça; “Educação Libertária” com o prof. Paulo Marques; “Ética e filosofia política: mulheres na história da Filosofia” com a profa. Flávia Flávia Carvalho Chagas. Estudantes criaram espaço de convivência num local que estava ocioso, foi realizada Virada Cultural com música e grafite, e têm ocorrido oficinas de capoeira, RPG. A Ocupação necessita doações de alimentos e material de limpeza.

(C0G0Y)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções