Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

UFPel realiza matrículas do PAVE

UFPel realiza matrículas do PAVE
13 fevereiro
15:29 2017

Os 330 aprovados para ingresso na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2017 pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) começaram a fazer suas matrículas nesta segunda-feira (13). O procedimento está sendo realizado no Campus II da UFPel (Rua Almirante Barroso, 1.202) e prossegue na terça-feira (14), das 8h15min às 14h.

Conforme a Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), o movimento foi intenso logo no início da manhã, porém o processo tem transcorrido dentro da normalidade. Depois de entregar a documentação para cadastro, os estudantes, se forem cotistas, passam para as bancas de avaliação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), que verificam a questão socioeconômica e/ou a autodeclaração de etnia. Neste ano, todos os resultados estarão concentrados na página da CRA para facilitar a localização de informações.

Para Mércia Rodrigues Göebel, 21 anos, ser aprovada para Química de Alimentos foi mais do que uma vitória pessoal. Ela vai ser a segunda pessoa de sua família a fazer um curso superior – antes dela, apenas uma prima concluiu a graduação. “A família toda recebeu isso como uma grande conquista”, disse a caloura, que terá na UFPel a continuação da formação que começou no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Campus CAVG como técnica em Agroindústria. Estudar bastante e seguir contando com o apoio da família são as expectativas da nova universitária. “Não desistir frente às dificuldades, mas usá-las como uma motivação para continuar”, conta, relatando que esse é o maior incentivo que recebe do noivo.

Comissão
Cerca de 50 pessoas deverão passar por entrevista com a Comissão de Controle na Identificação do Componente Étnico-racial (CCICE) durante a matrícula do PAVE. Na avaliação do advogado Antonio Carlos Rosa, representante da OAB – Subseção Pelotas na Comissão, o trabalho é de extrema relevância para que se consiga fazer com que as pessoas que são sujeitos de direito dessa política afirmativa possam de fato ocupar seus lugares na Universidade. “É um trabalho que está sendo feito com extrema seriedade, comprometimento e muito cuidado, porque tratamos com sonhos. Estamos atuando para efetivamente fazer valer o objetivo da lei”, pontuou.

Matrícula
Todas as informações sobre documentação, horário e outras relativas à matrícula do PAVE estão no edital.

Em caso de vagas remanescentes, o edital da Chamada Oral do PAVE deverá ser divulgado na próxima semana.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções