Diário da Manhã

quinta, 13 de agosto de 2020

Notícias

UFPel realiza o 3º Seminário de Danças Negras do RS

UFPel realiza o 3º Seminário de Danças Negras do RS
23 julho
09:30 2020

O 3º Seminário de Danças Negras do Rio Grande do Sul tem como tema Narrativas e Performatividades de Mulheres Negras na Cena. Em sua terceira edição, o Seminário de Dança Negras do Rio Grande do Sul, traz a perspectiva de Mulheres Negras nas Artes da Cena.

Essa perspectiva se dá por perceber uma lacuna existente na cena Estadual Gaúcha, que invisibiliza o protagonismo de mulheres negras nas artes. Nesse sentido o seminário busca aquilombar artistas, educadoras(es), pesquisadoras(es) e interessados em geral, negros e não-negros sensíveis a temática, a fim de produzir reflexões e compartilhar experiências sobre, e a partir, das narrativas acerca de suas práticas artísticas e pedagógicas, ou seja, enunciações performativas que versem e tratem sobre corpos e fazeres/saberes de Mulheres Negras nas Artes Cênicas.

A proposta temática objetiva visibilizar a produção do conhecimento protagonizado por mulheres negras, refletindo de maneira crítica e interseccional, pautando o racismo, o machismo, o sexismo, a misoginia, o preconceito de classe e seus efeitos sobre a não evidência dessas narrativas, assim como articular outras maneiras de produzir e difundir o conhecimento através de seus discursos na/em arte.

Esta edição do Seminário visa enfatizar a contribuição intelectual de mulheres negras, seus fazeres/saberes em dança, teatro, performance art, entre outras linguagens estéticas que versem com a temática: “Narrativas e performatividades de Mulheres Negras nas Artes da Cena”, a fim de entender o protagonismo das Mulheres Negras que atuam de maneira a descolonizar o campo das artes cênicas, contra o epistemicídio perpetrado pelo racismo estrutural.

*Programação alusiva ao Mês da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

PROGRAMAÇÃO ONLINE- EVENTO ABERTO E GRATUITO
INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: https://linktr.ee/seminariodancasnegras_rs

ORGANIZAÇÃO
Sema e LADAIA-UFPel
APOIADORES
– Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomodê
– Ponto de Cultura e Escola de Capoeira Angola Africanamente
– Ong Odara Centro de Ação Social, Cultural e Educacional
– Cia de Dança Afro Daniel Amaro
– Coletivo Negressencia
– Coletivo Corpo Negra
– PPGAC-UFRGS
– Dança-Licenciatura (UFPel)

Se inscreva em nosso perfil do Instagram
https://www.instagram.com/seminariodedancasnegras.rs/

Se inscreva em nosso perfil do Facebook
https://www.facebook.com/seminariodedancasnegras.rs

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções