Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

UFPel receberá recursos para cinco projetos de pesquisa

UFPel receberá recursos para cinco projetos de pesquisa
06 maio
09:35 2020

Pesquisadores da Universidade tiveram seus projetos contemplados, através do resultado preliminar no Edital Emergencial Ciência e Tecnologia no combate à Covid-19 da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS.

Cinco pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas tiveram seus projetos contemplados, através do resultado preliminar, no Edital Emergencial Ciência e Tecnologia no combate à Covid-19, lançado no início de abril pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Dos 36 projetos aprovados, a UFRGS teve o maior número aprovado (9), sendo a UFPel a segunda colocada com cinco projetos, mesmo número que o da UFSM.

O edital contemplou pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, que apresentaram pesquisas com potencial de retorno em curto prazo. De acordo com a Fundação, o período de execução dos projetos é de 12 meses, com um investimento total estimado em R$ 5 milhões, com possibilidade de suplementação.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco, estes resultados demonstram a relevância das pesquisas desenvolvidas na UFPel e o engajamento dos pesquisadores da Instituição no enfrentamento da Pandemia e suas consequências. “A resposta à Covid-19 virá da Ciência e a UFPel participa ativamente do esforço científico global. A UFPel congratula os pesquisadores contemplados e suas equipes e se orgulha muito do trabalho desenvolvido”, diz.

Projetos contemplados na UFPel

  • A epidemia de Covid-19 e a saúde mental dos trabalhadores da atenção terciária à saúde do município de Pelotas/RS, coordenado pela professora Anaclaudia Gastal Fassa, do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina.
  • Estabelecimento de uma terapia contra Covid-19 utilizando soro hiperimune equino, coordenado pelo professor Fábio Pereira Leivas Leite, do Núcleo de Biotecnologia do Centro de Desenvolvimento Tecnológico.
  • Desenvolvimento de testes sorológicos nacionais (Point-of-Care e ELISA) para Covid-19, do professor Fabricio Rochedo Conceição do  curso de Biotecnologia do Centro de Desenvolvimento Tecnológico.
  • Avaliação do Impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental dos trabalhadores da Enfermagem na rede de serviços de saúde de Pelotas, da professora Luciane Prado Kantorski, do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem.
  • RT-LAMP: método molecular alternativo para monitoramento de infecções da Covid-19 em profissionais da saúde na região Sul do Brasil, do professor Rodrigo de Almeida Vaucher, do curso de Farmácia do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos.

Comentários ()

Seções