Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

UFPel recepciona novos estudantes com a Calourada de Primavera

UFPel recepciona novos estudantes com a Calourada de Primavera
07 outubro
19:18 2013

Calourada UFPel 02Uma programação diversificada, que inclui oficinas, mostras artísticas e acadêmicas e informações gerais sobre a Universidade, marca a Calourada de Primavera, realizada no Campus Porto da UFPel nesta segunda-feira (7). Os ingressantes foram recepcionados no começo da tarde pela Administração Superior da UFPel, em ato que contou com as presenças do reitor Mauro Del Pino, do vice-reitor, Carlos Mauch, de pró-reitores e assessores.

Em sua fala aos novos estudantes, o reitor fez referência à importância da conquista de uma vaga em uma universidade pública e em tudo que isto implica, em termos sociais, políticos e econômicos. Para Del Pino, a Universidade é uma instituição múltipla, diversa e altamente complexa. “A vocês, a partir de agora, cabe o papel de serem sujeitos da transformação social”, disse aos calouros.

Calourada UFPel 01O reitor afirmou aos novos estudantes que a formação cidadã que eles passarão a receber vai muito além dos livros e das experiências propiciadas pelo ensino, mas que virá também de tudo que for realizado nas atividades de extensão e de pesquisa. Neste sentido, Del Pino lembrou a expansão da oferta e o aumento nos valores das bolsas acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão já em vigor na Universidade.

O reitor convidou a todos a participarem da Constituinte Universitária, processo já iniciado e que vai reescrever o Estatuto da UFPel, que data ainda da criação da Instituição, em 1969, e portanto em desacordo com as realidades institucional e do mundo contemporâneo.

“Olhem para a Universidade com uma postura cidadã, contribuam e participem de todos os seus processos”, disse o reitor, encerrando seu discurso.

O vice-reitor também deu suas boas-vindas aos novos alunos. “Que a vivência de vocês aqui seja muito profícua e feliz”, desejou Carlos Mauch, lembrando que a Universidade é local de debates, não somente técnicos, mas também políticos. “Vivam intensamente este período, vamos construir uma Universidade cada vez melhor”, ressaltou o vice-reitor.

Os estudantes participam das oficinas, exposições e apresentações artístico-culturais ao longo da tarde e da noite, até as 22h, quando a programação será encerrada.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções