Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

UFPel: Reitor assina contrato de obras no CCQFA e no IB

24 janeiro
14:53 2014

O reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, assinou e simbolicamente entregou às unidades envolvidas dois contratos de realizações de obras de infraestrutura. O ato ocorreu na manhã desta quinta-feira (23). Os locais contemplados pelas intervenções são o Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) e o Instituto de Biologia. Para Del Pino, é uma grande satisfação poder realizar essas obras: “São momentos bons da gestão, esses”.

A empresa responsável pela realização da obra é a Padoin Engenharia.

A empresa responsável pela realização da obra é a Padoin Engenharia.

CCQFA – O contrato assinado nesta unidade contemplará a finalização de um novo espaço, conhecido como o prédio da Química Industrial. Como testemunhas, foram convidados a assinar um docente e um estudante dos cursos que utilizarão a estrutura. A intervenção realizada no local será para adequá-lo às necessidades do centro. Serão finalizadas a instalação elétrica, colocadas calhas e escoamento de água do telhado, climatização das salas de aula e laboratórios, além da colocação em funcionamento desses espaços. A documentação prevê que a obra seja entregue em 120 dias.

Além de ser usado pelos cursos do CCQFA, as dependências do novo prédio serão espaço para atividades acadêmicas daqueles cursos que têm em seus currículos disciplinas nesta área. O professor Gelson Perim diz que as intervenções são essenciais para a qualificação dos cursos: “Agora podemos receber um aluno nos laboratórios de forma adequada e segura”.

A empresa responsável pela realização da obra é a Modelar Engenharia.

IB – Já no Instituto de Biologia, o reitor simbolicamente entregou o contrato de realização das intervenções já assinado para a comunidade daquela unidade. Em um prazo de 150 a iniciar em fevereiro, será instalada a subestação de energia e um gerador. Os oito prédios do IB serão contemplados.

A diretora do IB, professora Gladis Ribeiro, explica que esta era uma pauta antiga do instituto, pois, pelas frequentes quedas de energia, muitos experimentos eram perdidos e a manutenção dos materiais era dificultada. “Muitos trabalhos são prejudicados por causa disso”, diz. Ela destacou também que dos grandes problemas enfrentados, a qualidade da água, o telhado e a energia elétrica, dois já estão sendo resolvidos. As melhorias no instituto, além de beneficiar os cursos da unidade, também atendem cerca de 25 outros que usam a estrutura do local.

Comentários ()

Seções