Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

UFPEL : Reunião debate calendário acadêmico

04 julho
10:27 2015

A Administração Superior da UFPel  reuniu com diretores e coordenadores de graduação e pós-graduação com o objetivo de encaminhar deliberação do Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e Extensão (Cocepe) a respeito da possibilidade de manter as datas do calendário acadêmico relativas às matrículas e a outros procedimentos rotineiros do segundo semestre letivo.

O objetivo da reunião foi discutir com Coordenadores de Curso e Diretores das Unidades Acadêmicas os problemas enfrentados diante da greve dos servidores técnicos administrativos, apresentar as dificuldades da administração central, bem como subsidiar os membros do Cocepe sobre a situação atual da UFPel, no que diz respeito às tarefas acadêmicas e administrativas necessárias para dar início ao próximo semestre. O conselho se reunirá no dia 9 de julho para tratar do tema.

O reitor Mauro Del Pino e a vice-reitora Denise Gigante falaram sobre a importância de a comunidade acadêmica ser ouvida para auxiliar a decisão do Cocepe e apresentaram um panorama geral da situação.

GRADUAÇÃO

O pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypolito, falou sobre os problemas decorrentes da greve dos técnicos administrativos. Entre eles, aspectos da matrícula do Sisu, como a necessidade de uma chamada oral para a ocupação das 1097 vagas ofertadas para o segundo semestre, que demanda recebimento de documentação, inclusão dos dados no sistema, conferência dos documentos e contagem de vagas.

O pró-reitor informou ainda que apenas 50% da oferta de disciplinas para o segundo semestre foi inserida no sistema e que a Universidade precisará abrir um novo prazo para que os coordenadores dos cursos possam realizar a oferta. O aproveitamento de disciplinas, a inclusão das notas, as transferências, reingressos e reopções e a matrícula do PAVE também estão prejudicados devido à ausência de técnicos para fazer os registros e a falta de suporte técnico da Coordenação de Tecnologia de Informação (CTI).

DIRETORES de Unidades e Coordenadores de Cursos participaram do encontro

DIRETORES de Unidades e Coordenadores de Cursos participaram do encontro

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, falou sobre a necessidade da recepção aos cotistas, recebimento de documentos e análise de comprovação de renda para os cotistas que precisam comprovar vulnerabilidade social. O trabalho é realizado por técnico-administrativos capacitados que estão participando do movimento reivindicatório.

ENCAMINHAMENTOS

Durante duas horas, os diretores e coordenadores tiraram dúvidas com a Administração, apresentaram os problemas de cada curso e deram sugestões para encaminhamentos. Ao final do encontro foi definido que os coordenadores irão colocar as ofertas de disciplinas no sistema para que as atividades subsequentes possam ser processadas e que até 9 de julho, data da próxima reunião do Cocepe, data em que os conselheiros estarão em contato com os diretores, coordenadores e seus representados buscando propostas para contribuir com a decisão a ser tomada.

NEGOCIAÇÃO

Na quinta-feira o reitor Mauro Del Pino recebeu representantes do Sindicato de Servidores da UFPel (Asufpel) para tratar sobre várias pautas. Na oportunidade, Del Pino entregou um pedido para o Comando Local de Greve de liberação de alguns técnicos para atuar no processo de matrículas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções