Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

UNIÃO GAÚCHA : Shopping Pelotas foi palco do lançamento do hino do CTG

13 setembro
08:26 2019

Os 120 anos da União Gaúcha Simões Lopes Neto estão sendo comemorados com uma série de homenagens no Shopping Pelotas, onde está montado um Rancho Farroupilha para receber a Chama Crioula amanhã. Entre as atividades de homenagem à entidade tradicionalista mais antiga do Rio Grande do Sul, na noite de terça-feira, 10, foi lançado o hino oficial, composto por Alci Vieira Junior e Leonardo Pinho. O momento gerou emoção e reunião dos integrantes para um marco histórico, já que é a primeira vez que uma entidade como essa lança um hino.

PLACA alusiva aos 120 anos da União Gaúcha foi inaugurada no Shopping

PLACA alusiva aos 120 anos da União Gaúcha foi inaugurada no Shopping

Antes da cerimônia de lançamento do hino o público pode conferir, na Praça de Alimentação do shopping, uma apresentação do musical da entidade, que reviveu canções que foram importantes ao longo da trajetória da Grupo de Danças Adulto da União Gaúcha até hoje. Em seguida, foi o momento de lançar o hino, porém, conforme explicou Romualdo Junior, Patrão do CTG, ele não seria interpretado ao vivo devido à emoção dos integrantes da entidade, afinal, é mais um marco nos 120 anos de história que conta parte do tradicionalismo gaúcho.

Os responsáveis pelo hino destacaram que esse foi um trabalho construído por muitas mãos e vozes. Segundo Alci Vieira Junior, os 120 anos da entidade eram perfeitos para o lançamento. “Eu sentia que estava faltando algo nas comemorações e sugeri o hino, que foi abraçado por todos”, explicou ele. Já Leonardo Pinho destacou que essa é uma pequena homenagem ao CTG. “Participo da União Gaúcha há 29 anos, então isso ainda é muito pouco perto de tudo que a entidade representa para mim e todos nós”, destacou.

Após o lançamento do hino houve ainda a inauguração de uma placa no espaço dedicado à União Gaúcha no Shopping Pelotas. Nela consta a letra do hino e celebra a sua composição, entrando para a história do tradicionalismo em Pelotas. Para a Coordenadora de Marketing do Shopping Pelotas, Simone Ponce, é uma honra para o empreendimento poder receber momentos como esse, que unem a paixão dos gaúchos pela sua tradição e se eternizam na história.

A letra homenageia desde o princípio da criação da entidade até o escritor João Simões Lopes Neto, que teve papel importante na sua criação, além do símbolo da sua bandeira, a espora e o mango. A composição finaliza com o lema da União Gaúcha: “Pelo Rio Grande e as Tradições Tudo!”.

Hino Oficial – União Gaúcha João Simões Lopes Neto
Composição: Alci Vieira Junior e Leonardo Pinho

 

És a primeira do Estado
Aos nossos costumes preservar
Unindo os Gaúchos deste chão
Para nossa cultura exaltar

Nasceste no tempo das charqueadas
És o templo da gaúcha tradição
Tens raízes nas memórias deste pago
Inspiradas nas histórias de João

REFRÃO
Aqui no meu peito pulsa
E um sentimento se debuxa
Em qualquer lugar que ande
Levo comigo a União Gaúcha

És maior do que a história
Orgulho do Rio Grande do Sul
Na sua bandeira tremula o alviverde
Contrapondo ao grande céu azul

Espora e Mango forjam teu pavilhão
E estampam o teu sagrado escudo
No teu lema a liturgia da tua glória
Pelo rio grande e as Tradições Tudo!

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções