Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

UPA 3 na Avenida Bento Gonçalves começa a sair do papel

UPA 3 na Avenida Bento Gonçalves começa a sair do papel
27 fevereiro
20:37 2014

PREFEITURA PROMETE ENTREGAR A OBRA EM DEZEMBRO DESTE ANO

A Secretaria de Saúde (SMS) repassou hoje (27/02/2014), à empresa Compasso Engenharia Ltda, a Ordem de Início de Serviço da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) porte 3, que será construída no prolongamento da avenida Bento Gonçalves e funcionará 24 horas por dia durante os sete dias da semana. A UPA 3 deve ser decisiva para desafogar o Pronto Socorro de Pelotas (PSP) e qualificar os serviços de urgência e emergência do Município.

002O ato, ocorrido no canteiro de obras da UPA 3, contou com a presença da secretária de Saúde (SMS) Arita Begmann, do responsável pela empresa, Paulo Passos dos Santos, e da arquiteta Tâmara Cunha, encarregada de fiscalizar a obra. No mesmo dia, um topógrafo da empresa começou a fazer a medição do terreno, localizado em frente ao Parque do SESI, onde antes funcionavam oficinas do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

O contrato entre a Compasso Engenharia, vencedora da licitação, e a prefeitura, representada pelo prefeito Eduardo Leite, foi assinado no dia 18 de fevereiro. A obra, orçada em R$ 3,7 milhões, deverá ser executada em dez meses.

Saiba Mais:

*A UPA 3 será erguida em terreno de 5.690 metros quadrados na avenida Bento Gonçalves, 4.590, ao lado do Hemocentro Regional de Pelotas. Na área, projetada em 1.690 metros quadrados,

* As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

*A UPA 3 terá equipe composta por sete médicos clínicos gerais e sete pediatras, que devem realizar entre 300 e 450 atendimentos ao dia. O planejamento prevê prédio com 15 salas de observação, três espaços destinados à pediatria e dependências para pacientes que possuam necessidade de isolamento.

*A estrutura, projetada com ventilação e iluminação natural, a fim de diminuir custos, contará ainda com recepção e registro de pacientes; acesso para triagem; salas de espera (uma específica para a pediatria); sanitários públicos e para os funcionários; consultórios, salas para aplicação de medicamentos, inalação, Raio X, ultrassonografia e eletroencefalograma. Os funcionários da UPA terão vestiários e quartos de descanso para plantonistas (feminino e masculino); sala de distribuição, refeitórios e estacionamento.

*As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções