Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Uso prolongado de luvas pode causar paroníquia

Uso prolongado de luvas pode causar paroníquia
21 setembro
15:23 2018

Se você trabalha usando luvas por longos períodos, você corre o risco de desenvolver doenças nas unhas, principalmente as onicomicoses.  Entre elas, e mais frequentemente, a paroníquia

A paroníquia (conhecida também como unheiro) começa como uma inflamação da pele ao redor das unhas e pode evoluir para casos mais graves, onde a unha inteira pode ser tomada, desenvolvendo aspecto bastante desagradável. Em geral é causada por fungos (paroníquia crônica) e tratada com antifúngicos de uso tópico. Em raros casos, por bactérias (paroníquia aguda) e tratada com antibióticos ou até mesmo cirurgia.

O uso frequente e prolongado de luvas pode ser um fator importante no desenvolvimento das onicomicoses, já que aumenta a possibilidade de alergias aos componentes das luvas e devido à exposição excessiva à umidade.

Para evitar o surgimento desse tipo de afecção nas unhas, o profissional que utiliza luvas por períodos prolongados deve tomar algumas precauções, como evitar retirar as cutículas e optar pelo uso de luvas forradas com tecido absorvente ou mesmo a utilização de luvas de tecido por baixo da luva de trabalho.

A Dra. Anelise Ghideti  (CRM 109.432), da AE Skin Center, é dermatologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Médica colaboradora no Ambulatório de Doenças das Unhas no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP

Comentários ()

Seções