Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

VACINA : Restam cerca de 25 mil doses em Pelotas

VACINA : Restam cerca de 25 mil doses em Pelotas
19 junho
08:44 2017

O número de doentes respiratórios vacinados contra a gripe triplicou desde que a vacinação foi liberada para o público em geral

Parcial divulgada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) na sexta-feira (16) aponta que desde 17 de abril 98.332 pessoas tomaram a vacina que protege das complicações da gripe em Pelotas. Como o Ministério da Saúde (MS) enviou 124.600 doses, restam ainda cerca de 25 mil doses. O relatório mostra que o número de pessoas com doença respiratória que buscaram a vacina triplicou desde a última parcial, divulgada em 25 de maio (de 6.837 para 18.815).

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da área urbana e Centro de Especialidades de Pelotas, de segunda a sexta-feira, no horário normal de funcionamento destas unidades. Na zona rural, de terça a quinta-feira – os dias de imunização são reduzidos devido à instabilidade de energia elétrica para conservação das doses.

Entre os grupos prioritários, até o momento 64.007 se vacinaram (a SMS estima mais de 90 mil pessoas, o que significa que apenas 71% foi atingido). O grupo mais preocupante continua sendo o das crianças de 0 a 5 anos incompletos, que está em 49%. Se considerarmos por faixa etária, o percentual das crianças de 2 a 5 anos incompletos é ainda mais baixo: 46%.

Alguns dados, contudo, são animadores. O melhor percentual é o dos idosos (82%) e a quantidade de puérperas (mulheres que passaram pelo parto há até 45 dias) e de indígenas, por outro lado, já superou o estimado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções