Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Vacinação contra a aftosa entra na reta final

21 novembro
15:33 2013

Vacinação AftosaProdutores rurais que ainda não imunizaram o rebanho contra a febre aftosa tem até o dia 30 de novembro para realizar a vacinação. Nesta etapa estão sendo vacinados bovídeos de zero a 24 meses de idade.

Conforme o supervisor regional do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Nilton Barboza, cerca de 60% dos bovinos e bubalinos dos 26 municípios de abrangência da Regional de Santa Maria, nesta faixa etária, já foram vacinados.

A estimativa é de que cerca de 330 mil animais recebam as doses de vacina até o fim da campanha. “Com o decreto 50.072 é importante lembrar que o produtor que não vacinar estará sujeito a multa de R$ 824,40, mais R$ 13,74 por animal não vacinado”, salienta Barboza.

Ovinocultura
Outro prazo importante deve ser observado pelos criadores de ovinos. Os ovinicultures tem até o dia 31 de dezembro para registrarem o número de cordeiras e cordeiros nascidos este ano, diretamente em sua Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de origem.

Tradicionalmente, o registro era feito somente no mês de maio, mas como os nascimentos acontecem de abril a outubro, muitos animais acabavam ficando fora do sistema. Um cadastro com números mais próximos do real irá facilitar as ações de controle sanitário, entre outras.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções