Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Vacinação contra a paralisia infantil se encerra na segunda-feira

Vacinação contra a paralisia infantil se encerra na segunda-feira
30 agosto
15:07 2015

Sociedade de Pediatria do RS alerta para a importância da vacina para evitar a Poliomielite

Crianças de seis meses a cinco anos incompletos têm até segunda-feira (31/08) para tomar a vacina contra a Poliomielite. O pediatra membro do comitê de infectologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Juarez Cunha, destaca a importância da vacina, que atua contra a paralisia infantil.

– Nós não temos pólio no Brasil e para nos manter livres da doença temos de ter uma ótima cobertura vacinal. O objetivo da campanha é obter essa cobertura nas crianças. A poliomielite não circula no Brasil, mas circula em vários países e durante viagens há possibilidade do vírus vir junto, por isso temos de ter a população protegida – relata Cunha.

A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. O Brasil está livre da doença há 26 anos, mas a vacina é fundamental para manter o vírus fora do país. Entre 2013 e 2014, alguns países registraram casos da doença. Foram eles: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite do Ministério da Saúde iniciou no dia 15 de agosto e vai até o dia 31. A meta é imunizar 12 milhões de crianças.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções