Diário da Manhã

quarta, 08 de abril de 2020

Notícias

VACINAÇÃO : Estado recebe reforço contra a febre amarela

VACINAÇÃO : Estado recebe reforço contra a febre amarela
27 fevereiro
08:15 2020

Público-alvo é formado por pessoas a partir de nove meses de idade até os 59 anos que não tenham comprovação de vacinação

O Rio Grande do Sul recebeu um lote extra de 80 mil doses de vacinas contra a febre amarela. A medida visa ampliar a distribuição e é a principal forma de prevenção contra a doença, que nos últimos anos avançou por São Paulo, Paraná e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul não são identificados casos transmitidos dentro do Estado desde 2009.

O público-alvo para vacinação é formado por pessoas a partir de nove meses de idade até os 59 anos que não tenham comprovação de vacinação. Neste ano, o Ministério da Saúde passou a orientar um reforço em crianças aos quatro anos de idade.

A dose deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco (matas, florestas, rios, cachoeiras, parques e meio rural). Pessoas acima dos quatro anos e que já tenham registro de ao menos uma dose da vacina não precisam de nova aplicação.

As vacinas já começaram a ser distribuídas pela Secretaria da Saúde (SES) a todos os municípios e estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. O lote extra é um suplemento ao quantitativo mensalmente recebido pelo Estado, que em média distribui outras 80 mil doses aos municípios a cada mês.

O novo envio também busca reabastecer os estoques, já que muitas cidades no Estado estão conciliando a campanha em andamento contra o sarampo (para crianças dos 5 anos até os jovens de 19 anos) com a vacinação contra a febre amarela.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções