Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Valter Sobreiro Jr comemora 50 anos de dramaturgia com lançamento de livro

25 outubro
13:23 2013

Cinquenta anos de dramaturgia do diretor e autor Valter Sobreiro Jr, serão comemorados com programação especial. Nesta sexta e amanhã, acontecerá lançamento de livro e estreia de peça teatral. Informações na Fábrica Cultural: 3227.6601.

O livro “O que pode o tempo – Maragato e a con

Diretor e autor Valter Sobreiro Jr

Diretor e autor Valter Sobreiro Jr

sagração de Sobreiro”, autoria de Helena Zanella Prates, é obra com financiamento do Procultura. De acordo com a divulgação: “Neste livro é analisada a importância da promoção do teatro regional à história da cena nacional  com o exemplo da consagração da peça Maragato – uma ópera gaúcha, e, consequentemente, a do dramaturgo e diretor teatral gaúcho Valter Sobreiro Jr”. A publicação é da “Lerigou – conteúdo sem amarras”. Convidados, portando convites hoje, receberão o livro gratuitamente.

Peça “Pai-de-Deus”, texto e direção de Sobreiro, terá estreia na programação. Sinopse: “A peça, dividida em duas partes, aborda um tema atual. Um velho recebe a visita recorrente de um jovem, que traz consigo a lembrança terrível de um passado que se quer inutilmente esquecer – a culpa e o remorso de tempos obscuros, quando a ditadura militar se impunha aos corações e mentes do País”. No palco, Grupo Entremez de Teatro, em parceria com o Teatro Escola de Pelotas. No elenco: Sérgio Peres (O velho), e Bernard Pawlak (O Jovem). Arranjos e execução da trilha musical: Leonardo Oxley. Direção de cena com Roberta Rangel. No sábado também haverá sessão às 22h.

livro Valter Sobreiro.jpg

Livro financiado pelo Procultura

TRAJETÓRIA – Natural de Rio Grande, estreou na dramaturgia com “O infeliz jovem rei”, em outubro de 1963. Durante 32 anos esteve à frente do “Teatro Escola de Pelotas” (TEP), bem como idealizou e coordenou outros grupos. A exemplo, o “Entremez de Teatro”, criado em parceria com Sergio Peres há um ano. Como destaque, o drama musical “Maragato”, que arrebatou inúmeros prêmios. Em variados festivais, foram 31 troféus e 27 indicações de júris. Referência do teatro gaúcho, o espetáculo circulou de 1988 a 1991, sendo apresentado em diferentes regiões do País e no Uruguai. Sobreiro também obteve repercussão com as peças “Em  nome de Francisco” e “Don Leandro ou Os Sendeiros de Sangue” – publicado em livro. Na literatura, romance “Petrona Carrasco” recebeu o Prêmio Cyro Martins de romance. Já o livro de contos “A Sombra que Avança até Valério e Outras Sombras”, venceu o prêmio Guimarães Rosa – concedido pelo governo de Minas Gerais. Em 2001 foi agraciado com o prêmio Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN), pelo governo gaúcho, como reconhecimento “à contribuição para o progresso das artes cênicas no Estado”. Em 2004 foi o patrono da Feira do Livro. Dois anos depois, na Câmara Municipal, recebeu o título de Cidadão Pelotense.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções