Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Vandalismo deixa cerca de 70 mil pessoas sem energia em Pelotas

Vandalismo deixa cerca de 70 mil pessoas sem energia em Pelotas
13 outubro
09:57 2019

Equipes trabalham para restabelecer a energia até o meio dia deste domingo

Danos causados pelo vandalismo

Danos causados pelo vandalismo

Por volta das 20:30h do sábado, vento forte e chuvas isoladas sobre Pelotas anunciavam a aproximação de temporal. Neste momento, um blecaute atingiu quase um terço da cidade. Diversos bairros ficaram às escuras. A primeira suspeita recaía sobre a instabilidade climática.

Porém, o que as equipes da CEEE encontraram foi surpreendente. “Passaram a motosserra em uma torre de transmissão de 138 mil volts, em dois pés da torre, que a gente chama de HT, aquelas que são dois postes distanciados e com um xis no meio, há 1km mais ou menos da Subestação Pelotas 3, na Av. Cidade de Lisboa, pelo campo”, informou o gerente da CEEE Alexandre Madruga de Ávila.

As equipes chegaram rápido ao local – de difícil acesso – e constataram que havia a intensão de cometer o mesmo ato de vandalismo em outra torre, mas não houve tempo. Desde a madrugada deste domingo, os operários trabalham para restabelecer a transmissão. No auge do problema, aproximadamente 70 mil consumidores foram afetados. Ainda há – até a manhã de domingo – pelo menos 30 mil instalações sem energia. “Até o meio dia deste domingo devemos estar com todo o sistema restabelecido”, informa Ávila.

Marcas de cortes não deixam dúvidas sobre o ato criminoso

Marcas de cortes não deixam dúvidas sobre o ato criminoso

Com a queda da torre afetada pela sabotagem, três subestações foram atingidas e ficaram sem energia, a “Pelotas 2” que fica em frente ao Colégio Pelotense, a “Pelotas 1” e “Pelotas 5”. “Conseguimos realimentar a Pelotas 1, que atende a maior parte da cidade, pela linha que vem da Vila da Quinta em Rio Grande e com manobras internas de alimentadores para atingir o limite máximo de carga, conseguindo realimentar a maioria dos clientes”, informou o gerente da CEEE.

Conforme informou, as equipes trabalham para recuperar a transmissão e depois partem para casos isolados de problemas na distribuição. (HFJ)

Sobre o autor

Hélio Freitag Júnior

Hélio Freitag Júnior

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções