Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

VEÍCULOS : Detran alerta para prazo de entrega de documentos

09 janeiro
09:43 2017

Em tempos de antecipação do IPVA, quando o número de documentos de veículos emitidos aumenta, o Detran alerta que o prazo para entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser maior.

No entanto, o proprietário do veículo não será prejudicado, pois o calendário de licenciamento 2017 começa somente em abril. Até lá, o documento de 2016 é válido para todos os veículos registrados no Rio Grande do Sul.

Normalmente, o documento do veículo é enviado por Sedex em até dez dias úteis (por volta de 15 dias corridos), para o endereço que consta nos registros do Detran. Nesta época do ano, no entanto, quando há um acúmulo de documentos a serem impressos, em função do desconto no pagamento antecipado do IPVA, esse prazo pode ser de até um mês, dependendo da placa.

CALENDÁRIO de licenciamento 2017 começa somente em abril

CALENDÁRIO de licenciamento 2017 começa somente em abril

O sistema do Detran organiza a impressão dos documentos por ordem de vencimento do licenciamento. Documentos dos veículos com placas de finais 1 e 2, por exemplo, que vencem antes, serão impressos antes dos de placas com finais 3 e 4, e assim por diante. O sistema também prioriza os documentos de veículos com licenciamento já vencido, primeiros emplacamentos, segundas vias e outros que precisam do documento para circular regularmente.

O tempo maior para a chegada do documento não prejudica o usuário, já que esses veículos podem circular com o documento 2016 até o período estipulado no calendário de licenciamento 2017: 30 de abril para finais 1, 2 e 3; 31 de maio para finais 4,5 e 6; 30 de junho para finais 7 e 8; e 31 de julho para finais 9 e 0.

DESTINATÁRIO NÃO LOCALIZADO

Após três tentativas de entrega sem sucesso do Sedex, o documento permanecerá na unidade de centralização dos Correios do bairro ou município para retirada. Através da consulta de veículos no site do Detran/RS é possível ter acesso ao número do Sedex, link para consulta da situação de entrega junto aos Correios e local para retirada do documento.

ATUALIZAÇÃO DE ENDEREÇO

O Detran também alerta aos proprietários de veículos que eles devem manter seus endereços atualizados nos bancos de dados da autarquia, o que garantirá o recebimento de todas as comunicações oficiais, inclusive, do próprio documento do veículo. A mudança de endereço deve ser alterada em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) do município de registro do veículo, com apresentação de original e cópia do comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.detran.rs.gov.br , no link Serviços e Informações/Veículos/Calendário de Licenciamento 2016.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções