Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Vereador Roger Ney fala em reforma administrativa

16 outubro
14:49 2013

“O Governo cometeu equívocos sérios na elaboração de seu organograma administrativo. Por isso, encontra dificuldades de apresentar resultados positivos  à população, para justificar a falta de agilidade gerada pelo mau funcionamento de algumas secretarias. Convido a todos para aprofundamento dessa análise, junto com o prefeito, caso queira, para oferecermos ajuda. É o momento de dar início aos debates sobre a necessidade de uma reforma administrativa, para que não fiquem frustradas as expectativas da comunidade.” As afirmações foram feitas pelo líder da Bancada do Partido Progressista, vereador Roger Ney, durante sessão da Câmara.

Vereador quer mudanças

Vereador quer mudanças

Para o vereador, a concentração de setores em determinadas secretarias que foram unificadas não deu certo. “A soma de Trânsito com Urbanismo e de Cidadania com a Guarda e a Habitação tornaram as unidades muito pesadas. Por isso, não critico as secretárias, mas sim a organização administrativa que sobrecarregou de atribuições aquelas repartições.”

Analisando o quadro, Roger Ney relatou sua dúvida quanto à possibilidade de dar certo uma Secretaria que acumula a responsabilidade do trânsito (Pelotas tem mais de 150 mil veículos circulando) com urbanismo, que vem a ser a gestão da cidade. Também questionou a eficiência da unidade que congrega cidadania (projetos sociais) com a guarda (segurança) e habitação (programas de moradia e regularizações, com demanda de aproximadamente 13 mil interessados). “Não tem como essas convergências apresentarem resultados positivos, pois o excesso de competências acaba prejudicando a qualidade dos serviços públicos prestados.”

Roger Ney lembrou que, recentemente, a Câmara aprovou projetos importantes da Prefeitura – o que autoriza financiamento da ordem de R$ 7 milhões para a compra de máquinas, e o da contratação de mais de 200 profissionais para a área da Saúde. “A aprovação dessas matérias abre perspectivas de melhorias em setores altamente deficitários, que são a infraestrutura e a saúde.”

Para o vereador, todo o agente público, principalmente o eleito pelo voto, tem obrigação de dar atenção especial ao povo. “Há algum tempo, fiz duras cobranças à administração. Fui criticado por diversos setores do Governo, mas ninguém disse que tomaria uma atitude para amenizar o quadro grave vivido no município, principalmente em bairros e vilas. A Secretaria de Serviços Urbanos contava com apenas uma patrola para atender toda a cidade. Com a perspectiva de  compra de novas máquinas, a situação deverá mudar. O momento é de expectativa. Para a Saúde, a contratação de mais profissionais poderá trazer bons resultados.”

Segundo Roger Ney, outras áreas do Governo permanecerão sem meios de se tornar mais eficientes, se persistir a atual estrutura administrativa. “Resultados satisfatórios podem ser alcançados através de mudanças, reformas”, afirmou.

Comentários ()

Seções