Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

VIDEOMONITORAMENTO : Estado e Polícia Rodoviária Federal firmam convênio

21 novembro
09:30 2018

O governo do Estado e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) firmaram convênio para o compartilhamento de informações, visando a interligação e o espelhamento dos sistemas de videomonitoramento e cercamento eletrônico. O ato que oficializou a parceria ocorreu ontem no Palácio Piratini, e contou com a presença do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, do governador José Ivo Sartori, do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e do diretor-geral da PRF, Renato Dias.

ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann

ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann

O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro e assinar o convênio, que possui vigência de cinco anos e não prevê empenho de receitas específicas para a sua realização. Na prática, a PRF e a Secretaria da Segurança Pública (SSP) passarão a ter acesso mútuo aos bancos de dados e de imagens, se comprometendo a prestar auxílio e oferecer, em caso de necessidade, capacitação aos servidores designados para a operação dos sistemas.

A partir da assinatura do convênio, a PRF passará a ter assento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP. Isso garantirá maior integração e melhor capacidade de pronta resposta em situações de crise e em operações conjuntas. Presente ao ato, o superintendente da PRF no RS, João Francisco Ribeiro de Oliveira, destacou que o convênio oficializa o que, na prática, já existe. “Possuímos uma integração muito forte, em diversas áreas. A parceria com o governo estadual é um modelo que queremos que se estabeleça em todo o Brasil”, garantiu. A parceria com a PRF ampliará a capacidade de monitoramento do CICC para mais de 1,2 mil câmeras.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções