Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA : Balanço aponta aumento de homicídios

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA : Balanço aponta aumento de homicídios
13 agosto
09:02 2014

O Rio Grande do Sul diminuiu os crimes contra as mulheres no primeiro semestre deste ano. A principal queda ocorreu no número de femicídios (mulheres mortas por violência doméstica), com redução de 32,7% – foram registrados 37 casos. No mesmo período do ano anterior, as ocorrências desse tipo somaram 55. Ao todo, quatro dos cinco índices avaliados tiveram diminuição, sendo que os homicídios aumentaram em 18,1%.  Em Pelotas três mulheres foram assassinadas, sendo que uma delas foi morta a socos pelo próprio filho.

O balanço das ações de enfrentamento à violência contra as mulheres foi apresentado em coletiva de imprensa com a presença da titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Ariane Leitão.     As ocorrências que também tiveram queda são: estupros (-18%), lesões corporais (-5,3%) e ameaças (-3%). Ao avaliar o crescimento do femicídio tentado (18,1%) – único crime em relação à violência contra a mulher que teve alta nas estatísticas da SSP -, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, atribuiu a elevação dos casos à melhor tipificação desse tipo de crime, que deixou de ser contabilizado como lesão corporal. Ele reiterou a disposição do Governo do Estado em priorizar as políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. “Conquistamos bons resultados. Tivemos redução, no primeiro semestre, de 13,5% (em média), em todos os crimes”. Ele destacou a articulação do Estado com os municípios e os investimentos realizados, como a criação da Patrulha Maria da Penha e a ampliação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

SECRETÁRIOS da SSP e SPM revelam os dados Foto de Claúdio Fachel-Especial/DM

SECRETÁRIOS da SSP e SPM revelam os dados
Foto de Claúdio Fachel-Especial/DM

O secretário disse que o Governo Federal repassou R$ 8,5 milhões à SSP para reforçar as políticas de combate à violência doméstica no Estado. “Criamos sete Delegacias Especializadas em quatro anos. Até o final deste ano, teremos mais duas, em Santo Ângelo e Montenegro. Ao todo, teremos criado nove delegacias de mulheres em quatro anos”. No total, o RS conta com 21 Patrulhas Maria da Penha em 15 cidades, além de 20 Deams.

AVANÇOS – Secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão lembrou os avanços obtidos no combate à violência contra as mulheres a partir da Lei Maria da Penha, que garantiu, entre outras medidas, a incorporação da perspectiva de gênero para tratar do problema. “O Rio Grande do Sul é um dos únicos estados do Brasil que aplica a lei Maria da Penha integralmente a partir da instituição da Rede Lilás, como determina o ordenamento legal desta lei. Estamos cumprindo a lei e fazendo uma análise artigo por artigo do que é recomendado aos poderes públicos”.

Além das políticas implementadas pela SPM, como a Rede Lilás, Ariane disse que o Estado conta com 26 Centros de Referência para as Mulheres. “O RS tem uma rede específica de atendimento e enfrentamento à violência desde novembro de 2013. Em pouco mais de seis meses de atuação, a rede integrada tem apresentado resultados significativos”.

Ariane afirmou ainda que o Governo do Estado, em parceria com o Tribunal de Contas (TCE), quer aprofundar o diálogo com as prefeituras e mostrar a importância das Coordenadorias da Mulher nos municípios. “Devemos nos reunir nos próximos dias com representantes do TCE para verificar como vamos avançar e dialogar com as prefeituras, de forma a responsabilizar os prefeitos e prefeitas que estiverem sendo negligentes com as políticas para as mulheres no RS”.

PLANTÃO DE POLÍCIA

◘ Baleado

 

No final da tarde da segunda-feira, por volta das 18h, um adolescente de 16 anos sofreu um atentado a tiros na Avenida Zeferino Costa, no Bairro Três Vendas, na  Zona Norte. Ele relatou que estava caminhando quando um jovem , com quem  possui desavenças fez os disparos. Foi atingido de raspão em um das pernas. Testemunhas disseram aos policiais que o menor ferido também estava com uma arma, porém esta não foi localizada.

Padaria

 

Por volta das 19h30min de segunda-feira, uma padaria foi assaltada no Bairro Areal. O proprietário do estabelecimento contou na delegacia que dois bandidos armados com revólveres entraram no local e anunciaram o roubo. Mesmo na mira da arma e sob ameaças, a vítima teria tentado fechar uma das portas, mas os assaltantes começaram a efetuar tiros dentro do estabelecimento. Clientes que estavam no local também foram ameaçados. Os estilhaços dos vidros da porta feriram uma funcionária. Os criminosos fugiram sem levar nada. O roubo está sendo investigado pela Defrec (Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas).

 

◘ Foragido

Na madrugada de ontem na Rua Otavio Peixoto, no Bairro Fragata, policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em patrulhamento abordaram C.L.L.L, de 21 anos . Quando verificado no Sistema de Consultas Integradas foi constatado que se encontrava foragido. Ele foi encaminhado a DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde foi efetuado o registro.

◘ Prisão

Na Rua Freitas Vale, na Guabiroba, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar) em patrulhamento, abordaram um jovem de 27 anos, que estava de posse um simulacro de pistola e três pedras de crack. Ele foi apresentado na DPPA.  

 

Comentários ()

Seções