Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

YOGA : Aulas gratuitas e online

YOGA : Aulas gratuitas e online
02 setembro
08:28 2020

A prática da yoga com Ariane Asha, está disponível na fanpage da SAE

Por Carlos Cogoy

Há sete anos, Ariane Asha – em sânscrito significa esperança -, ministra aulas de yoga na Sociedade de Assistência Escolar (SAE), à rua Guararapes 53 no Areal. Com a quarentena, e a suspensão dos encontros presenciais, ela semanalmente tem postado vídeos com Ásanas, as posturas da ioga. As aulas acontecem às segundas às 18h, e podem ser acessadas na fanpage da SAE. A partir do próximo domingo, também às 18h, informa Ariane, terá início a prática de meditação. Para acessar no Facebook, busque por Studio Aromah.

Menina Jordana começando na yoga com a mãe Ariane

Menina Jordana começando na yoga com a mãe Ariane

BENEFÍCIOS – A instrutora menciona: “Yoga não é uma religião, mas uma filosofia que visa melhorar a qualidade de vida do praticante, proporcionando iluminação espiritual e realização pessoal através do equilíbrio entre corpo, mente e emoções. Yoga vem do sânscrito e significa literalmente ‘união’, é deixar de se enxergar como um ser individual, alheio ao meio ambiente, e se perceber como parte ativa de um organismo muito maior que é a sociedade em que se vive. As posturas de yoga têm como benefícios fisiológicos, a tonificação dos músculos, o relaxamento e tonificação do sistema nervoso, desintoxicação das articulações, flexibilidade, especialmente da coluna vertebral, melhora da circulação, e da respiração, equilíbrio das funções endócrinas. Assim, massageia e fortalece os órgãos internos. Não existe separação, não somos feitos apenas de matéria, o que vemos é o produto final de um conjunto de impressões. Somos seres completos com pensamento, emoções e sensações, e a percepção da realidade varia de pessoa para pessoa. Com as técnicas de yoga, aprendemos a lapidar o nosso ser, extraindo o melhor de nós e de nossas experiências”.

MÉTODOS – Com formação em Tantra e, mais recentemente, em Hata Yoga, Ariane explica: “Existem muitos métodos de yoga e todos visam o desenvolvimento integral do ser através de práticas como meditação, exercícios físicos e respiratórios, estudo das escrituras, serviço ao próximo e devoção à Consciência Cósmica. Tantra significa ‘prática para nos libertar da obscuridade’. As práticas espirituais do Tantra têm a meditação como ponto básico e consistem no esforço para remover o véu do egocentrismo e da estreiteza mental, que inibem a expressão do potencial ilimitado da mente humana. E Hata yoga propõe o autoconhecimento através de posturas físicas, que estimulam o nosso sistema endócrino, equilibrando a produção de hormônios e, consequentemente, nosso estado emocional. As glândulas do nosso sistema endócrino atuam como subestações produtoras de emoções, e exercem efeitos profundos e marcantes no estado mental do indivíduo”.

MEDITAÇÃO – Ariane reflete acerca da prática: “Nessa pandemia o stress atingiu seu ponto máximo, e criou a necessidade de encontrarmos meios de alcançar a quietude interior. Psicólogos e pesquisadores têm comprovado a eficácia das técnicas de meditação, as quais expandem a mente e reintegram a personalidade. A meditação constitui uma técnica de autoajuda, um momento em que podemos manter contato com a nossa própria consciência. Na meditação podemos sair da superficialidade dos pensamentos da vida cotidiana, e atingir o interior de nossas mentes. E, quando retornamos à nossa existência normal, ela passa a ser interpretada de forma diferente e adquire um novo significado”.

TRAJETÓRIA – Natural de Tapes, Ariane está radicada em Pelotas há mais de vinte anos. Com formação em Biodanza, encontrou o Tantra na Ananda Marga, através da monja Didi Ananda Sushila. Ano passado, formação em Hata Yoga pela Moksha Escola de Yoga. Ela tem um estúdio de yoga, e já ministrou aulas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Gonçalo, Casa do Carinho, Top Life Pilates, academia Trio Fitness.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções