A cidade de Pelotas teve bandeira amarela e os treinos estavam proibidos. Mudou para bandeira laranja e os treinos seguiram proibidos. Agora agravou de vez: a subida dos casos de covid-19 para a casa dos 300 confirmados e a notificação de quatro óbitos em Pelotas tornam a bandeira da região vermelha. Entretanto, agora com a bandeira vermelha é que os treinos físicos, os individuais, estão com protocolo pronto para serem autorizados.

[caption id="attachment_100168" align="alignright" width="300"]Estádio 19 de outubro em Ijuí Estádio 19 de outubro em Ijuí[/caption]

Os treinamentos só podem ocorrer em regiões com bandeira vermelha por conta de um novo decreto emitido pelo governo do estado; antes eram proibidos. Agora, Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pelotas, todas as cidades-sede do Campeonato Gaúcho, estão em vermelho. Somente Ijuí, a distante cidade do São Luiz, está em laranja.

Conforme disse o presidente xavante, Ricardo Fonseca, a prefeitura ainda vai informar os clubes sobre a possibilidade ou não das atividades na próxima semana.

A situação do Esporte Clube Pelotas é mais complicada do que a do Brasil. Enquanto o Rubro-Negro está com a maioria do seu grupo na cidade, muitos jogadores do Lobão vêm de outros municípios e precisarão ser testados, esperarem 10 dias em isolamento e novamente passarem pelo teste-rápido no Áureo Cerúleo.