Sessão do filme Arroio Pelotas – Margens, Vidas e Cores acontece no dia 30 de setembro, às 18h30, no restaurante Nave
No dia 30 de setembro, o Cine Nave apresenta Arroio Pelotas – Margens, Vidas e Cores, documentário que percorre as paisagens, memórias e relações construídas ao longo desse curso d’água que se mistura à própria fundação de Pelotas. O filme conduz o público da foz, no Canal São Gonçalo, até a nascente, no interior de Canguçu, revelando diferentes formas de viver, conhecer e preservar essas águas ancestrais.
O Cine Nave é um projeto do Restaurante Nave que transforma o jardim em sala de cinema para uma noite que mistura filme, gastronomia e encontros. Com chope na mão e rangos de outro planeta, sob um céu estrelado, a sessão convida a uma experiência ao ar livre pra galera embarcar na viagem e descobrir outras histórias.
“Queremos muito que o documentário não só apresente uma nova narrativa para formação da cidade, como também possa se transformar em ferramenta pedagógica em sala de aula”, destaca a roteirista e diretora, Michele Ferreira.
A realização do documentário também contou com os jornalistas Paulo Rossi e Leandro Vieira, responsáveis pela captação de imagens e áudio e pela edição do filme.

Saiba mais sobre o filme
Reconhecido como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul desde 2003, o Arroio Pelotas é parte fundamental da formação histórica e econômica da região. A conexão direta com o Canal São Gonçalo, a Lagoa dos Patos e, por meio desta, com o Porto de Rio Grande, fez desse território uma rota estratégica nos séculos XVIII e XIX. Foi às margens do Arroio que se instalaram cerca de 40 charqueadas, responsáveis por movimentar a economia e atrair pessoas, riquezas e interesses que contribuíram para o crescimento da cidade.
Mas a história do Arroio Pelotas vai muito além da atividade econômica. O documentário percorre um território marcado pela presença e pela contribuição da população negra escravizada, que deixou um legadona religião, na gastronomia, nas artes, na arquitetura e em diferentes manifestações da cultura local.
Ao conectar passado, presente e futuro, o filme também lança um olhar sobre os desafios ambientais que envolvem essas águas e sobre iniciativas e projetos que buscam ampliar o acesso e a relação da população com o Arroio.

Daniela Amaro foi um dos entrevistados
Entre os 27 entrevistados, estão os historiadores Jonas Vargas, Lucio Menezes e Caiuá Al-Alam, o biólogo Giovanni Maurício, o cantor e compositor Eduardo Freda, a Mãe Gisa de Oxalá, as irmãs que lideram o projeto Caminhadas Ancestrais, Simone e Patrícia Fernandes, o coreógrafo e bailarino Daniel Amaro, integrantes do projeto Remar Para o Futuro, a moradora da Vila da Palha, Noemi da Costa, dentre outros.
Fotos: Paulo Rossi
📽️ “Arroio Pelotas - Margens, Vidas e Cores”
🎬 30/09 - quarta, 18h
📍 Restaurante Nave - Antônio do Anjos, 98 - Pelotas
🎟️ Entrada Gratuita