O debate integra a programação do Maio Amarelo, mês que busca chamar atenção para o alto índice de mortos e feridos nas estradas em todo o mundo.

PALESTRA integrou programação do Maio Amarelo
A psicóloga da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Josiane Ott Zaffaroni, mediou as discussões, que focaram no comportamento dos motoristas. Quando estão aos volantes, ou dirigindo motos, as pessoas tendem a mudar o modo de agir, se tornando mais irritadiças, o que aumenta o perigo de quem circula pelas vias.
No primeiro trimestre deste ano, o Detran registrou 2.427 infrações de trânsito em Pelotas, e sete acidentes com morte em ruas do município. A frota na cidade já ultrapassa 204,4 mil, e mais de 142 mil pelotenses possuem carteira de habilitação.
Conforme o Cerest Macro Sul, do total de empregados incapacitados por acidentes de trabalho em 2017, em 37 casos a má condução de veículos – pela vítima ou por terceiros - foi a causa, contudo a subnotificação dos incidentes ainda é grande. No geral, o perfil de quem sofre um acidente é masculino, com idade entre 21 e 24 anos. A coordenadora do Cerest, Maristela Costa Irazoqui, faz o alerta: “As pessoas precisam ser mais prudentes. Somos muito vulneráveis no trânsito”.