
Pelotas enfrentará o Inter/SM: duelo que tem se repetido no Acesso
Foto: Bruno Tech
“Vai ser um campeonato muito equilibrado. Muitos jogos vão se decidir nos detalhes, e precisamos estar atentos a esses detalhes”, afirma o diretor executivo, Rafael Farias. Ele cita que todas as oito equipes possuem tradição de participação no Campeonato Gaúcho – mesmo o Bagé, que faz tempo que se encontra longe da elite do futebol estadual. Sua última participação se deu em 1994.
É verdade que o Esporte Clube São Gabriel foi fundado em 2013, mas é a retomada da história do São Gabriel Futebol Clube, que disputou o Gauchão entre 2002 e 2005 e se licenciou há nove anos. Tanto é continuidade que o presidente é o mesmo: Roque Hermes.
O outro fator de equilíbrio é que todas as equipes iniciaram a pré-temporada mais ou menos ao mesmo tempo. “Está tudo muito igual na preparação, porque a diferença é de um ou dois dias entre as datas de apresentação das equipes”, diz Farias. Quanto à diferença técnica e tática, a avaliação só poderá ser feita a partir de março, quando começar a competição. Até lá a tradição e o período de treinamento deixam tudo embaralhado, sem condições de identificar que está em vantagem.
Grupo A
- Aimoré (2016)
- Bagé (1994)
- Guarani/VA (2007)
- Inter/SM (2011)
- Lajeadense (2016)
- Pelotas (2014)
- Santa Cruz (2013)
- São Gabriel (2005)
Entre parênteses o ano do rebaixamento