Está definida a programação das competições que envolvem o cavalo crioulo na 88ª Expofeira de Pelotas.


As atividades oferecidas serão campeonato morfológico, Copa do Proprietário, Freio Jovem e uma etapa do Campeonato Nacional de Paleteada. A Expofeira acontece de 06 a 12 de outubro, no Parque Ildefonso Simões Lopes.

Segundo Maria Helena Ferreira, do Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos (NSCCC), responsável pela organização das provas, são esperadas dezenas de animais, de diversas cidades do Rio Grande do Sul, com bom nível de competitividade.

“A Expofeira de Pelotas é conhecida tradicionalmente por unir os melhores exemplares da nossa região. Sempre tivemos competições muito acirradas por aqui”, comenta.

O responsável pelo julgamento da morfologia será o criador bageense, Marcelo Resende Moglia. Para avaliar a Copa do Proprietário e o Freio Jovem, estão escalados Júlio César Hax, Mateus Goulart e João Francisco Silveira. E para a paleteada os jurados serão Maurício Idiart e Mateus Goulart.

DEZENAS de animais de todo o Estado estarão na Expofeira DEZENAS de animais de todo o Estado estarão na Expofeira


.

PROGRAMAÇÃO


08/10


Entrada dos animais até às 17h

09/10



  • 8h – Concentração para Confirmação de Machos

  • 14h – Julgamento Morfológico – Pista Central


10/10



  • 8h – Grandes Campeonatos

  • 14h – Início das Provas da Copa do Proprietário e Freio Jovem


11/10



  • 8h – Continuação das Provas da Copa do Proprietário e Freio Jovem

  • 14h – Final da Copa do Proprietário e Freio Jovem


12/10 – Campeonato Nacional de Paleteada


POSSE – Ainda dentro da programação oficial do Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalo Crioulo acontece no domingo, 12 de outubro, a posse do novo presidente da entidade. Eduardo Neto de Azevedo passa o comando para seu irmão, o também criador, Cláudio Neto de Azevedo. Tudo acontece na sede do Núcleo, dentro da Associação Rural de Pelotas.

PÔNEI – O julgamento de pôneis acontece no dia 10 de outubro a partir das 14h. O avaliador será Bernardo Falson e as inscrições podem ser realizadas através do NSCCC.