Formação promovida pelo MIR e pelo MPT abordou a discriminação racial e as estratégias de enfrentamento no ambiente profissional
Na última terça-feira (27), a Casa da Igualdade Racial de Pelotas recebeu a oficina “Enfrentamento e Superação do Racismo no Ambiente de Trabalho”, ofertada Ministério da Igualdade Racial (MIR) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A formação contou com a participação de servidores públicos, estudantes, sindicalistas e público em geral.
A oficina foi ministrada pelo procurador do trabalho do MPT em Pelotas, Marco Aurélio Gomes, pela Procuradora Regional do Trabalho em Minas Gerais e vice-coordenadora nacional da Coordigualdade do Ministério Público do Trabalho (MPT), Luciana Coutinho e pela diretora de Articulação Interfederativa do MIR, Isadora Bispo.
Durante a atividade, foram abordadas as manifestações diretas e indiretas do racismo no ambiente de trabalho, além dos impactos das desigualdades raciais sobre o acesso, a permanência e a ascensão profissional. Também foi destacado que o racismo não se limita a atitudes individuais, mas se reproduz em práticas e estruturas institucionais, exigindo medidas de prevenção, reparação e responsabilização.
A oficina ainda apresentou o papel do Ministério Público do Trabalho no enfrentamento à discriminação, por meio do recebimento de denúncias, de ações jurídicas e da promoção de políticas de igualdade racial, ações afirmativas e mudanças nas práticas organizacionais.
O procurador Marco Aurélio relata como foi a oficina: ‘’O encontro possibilitou o esclarecimento de diversas questões jurídicas relacionadas ao racismo no ambiente de trabalho. A formação foi muito proveitosa, tanto pelo compartilhamento de informações e esclarecimentos jurídicos quanto pelo fortalecimento da parceria institucional e pela perspectiva de futuras ações conjuntas. O MPT ficou muito contente com a aproximação com a Casa da Igualdade Racial”, contou.
Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de dialogar com os representantes das instituições, compartilhar experiências, relatar situações e esclarecer dúvidas sobre o enfrentamento do racismo no ambiente de trabalho.
O Secretário de Igualdade Racial e Coordenador da Casa comenta sobre a oficina. “O ambiente de trabalho é, infelizmente, um local em que nós, negros, sofremos agressões racistas. A oficina Enfrentamento e Superação do Racismo no Ambiente de Trabalho, foi uma oportunidade gerada pelo MiR e pela SMIR, em parceria com o MPT, para debatermos de forma qualificada o quanto precisamos avançar no combate a esse mal”, destacou.
Foto: Marisa Campos