Composto por cinco sambistas do sul do Estado, a obra ganhou a simpatia dos torcedores da capital


Um samba-enredo criado em Pelotas se tornou o vencedor do festival da escola de samba Imperadores do Samba, de Porto Alegre, e será o hino da entidade no carnaval 2022. Após disputar com outras sete obras, os sambistas da região receberam o título na noite deste domingo (3).


Composto por Fagner Presidente, Chico Professor, Fred Feijó, Maninho Veiga e Marcele Cassalha, a obra desbancou parcerias renomadas,  como a do intérprete do Salgueiro, Viny Machado, e dos compositores multi-campeões Vinicius Brito e Arilson Trindade.


O grupo agradeceu ao apoio dos torcedores na quadra e nas redes sociais. A obra se tornou a mais apoiada entre torcedores da agremiação e foi aclamada no palco da escola. Em uma publicação no Instagram do ''Samba dos Lanceiros''  (nome do time de compositores), a parceira cita que a vitória foi ''um sonho que se tornou realidade''.




[caption id="attachment_112685" align="alignleft" width="280"] Samba foi composto por : Fagner Presidente, Chico Professor, Fred Feijó, Maninho Veiga e Marcele Cassalha[/caption]

- É CAMPEÃO! É CAMPEÃO! Com muito orgulo o Imperadores do Samba escolheu o nosso samba para ser o hino do carnaval 2022. A alegria é infinita. O sonho virou realidade. Obrigado a todos que estiveram conosco nesta jornada - afirma a publicação.


A composição foi criada em território pelotense, mas gravada em um estúdio de São Paulo. O cantor Igor Sorriso, atualmente intérprete oficial da escola paulista Mocidade Alegre, defendeu a obra na quadra do Imperadores juntamente com outros quatro músicos de Pelotas e dois porto-alegrenses. A cantora Shasha foi a responsável por um dos momentos mais emocionantes da noite ao entoar um trecho da composição.


O carnaval em Porto Alegre está marcado para acontecer nos dias 18 e 19 de março de 2022 no sambódromo do Porto Seco. O enredo escolhido pelo Imperadores do Samba homenageia os palcos e os diferentes espetáculos que Porto Alegre proporciona. Desde o Theatro São Pedro, Casa de Cultura Mário Quintana, até a festa realizada por torcedores da dupla GreNal em cada jogo de futebol na cidade.


O ano de 2022 será o aniversário de 250 anos de Porto Alegre. As escolas de samba da cidade foram convidadas a desenvolver enredos que falem sobre as particularidades da capital gaúcha.


Letra do samba:


Compositores: Fagner Presidente, Chico Professor, Fred Feijó, Maninho Veiga e Marcele Cassalha


Soou a sirene, a luz acendeu

Em cada palco da cidade, lá vou eu

Faço a passos e traço a história velada

Num elenco de estrela, senhor da calçada...

São Pedro me abraça, oh solo sagrado

Matriz de tanto aplauso

No anfitrião do sol poente

A orla emoldura o entardecer

Na casa do poeta eu passarinho

Vou na boemia renascer


Sinfônica vai tocar...É dia de jogo

O céu azul e as ruas de fogo

Bate na bola, acelera o coração

A cada gol eu sinto o som da emoção


Arte por toda parte,

Batuques em cortejo à procissão

A pé, a fé e axé se encontram

Harmonia a quem cultua a tradição

Verso e prosa em palavras bonitas

Das folhas a sombra inspiram o escriba

Histórias se cruzam na esquina

Na luta, no voto na rima

Amar é resistir, redenção é dar a mão à liberdade

Punho cerrado me aquilombo no Zumbi

A voz que vai subir por igualdade

Amar, (re)existir, é a missão na busca por felicidade

O samba faz a gente sacudir

Pisa forte, canta aí... comunidade!


Sou o beijo do mar no Porto

Alegre, festejo meu chão, meu lugar

Em vermelho e branco curo a minha dor

Sou Povo, sou Imperador!



Link clipe do samba

https://www.youtube.com/watch?v=fUUfYa-WRqY