Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Centro de Zoonoses promove imunização de cães e gatos

Centro de Zoonoses promove imunização de cães e gatos
12 fevereiro
16:46 2014
Cachorros02

O Ccz pretende vacinar 1.500 animais

O Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde começou nessa segunda-feira (10/02/14), a vacinação contra a raiva de cães e gatos, a fim de imunizar os animais que, porventura, possam ser mordidos por animais infectados.

O Ccz decidiu tomar essa medida depois de encontrar dois morcegos positivos para o vírus rábico. Serão imunizados cães e gatos no perímetro compreendido entre as ruas Marechal Deodoro, Sete de Setembro, Santa Cruz, Domingos de Almeida e Rafael Pinto Bandeira.

As equipes irão percorrer 66 quarteirões, visitando 4.064 domicílios. A estimativa é de vacinar 1.500 animais. As doses da vacina foram encaminhadas pelo Governo do Estado.

A veterinária da SMS Christieli Prestes pede aos moradores da área visitada que facilitem a entrada da equipe para a vacinação dos seus animais de estimação. Ela avisa que, caso o morador não se encontre em casa, é deixado pelo visitador um comunicado pedindo que o dono da residência entre em contato com o CCZ para agendar novo horário de retorno da equipe. Ainda, conforme a veterinária, os donos de animais ainda têm a possibilidade de levar seus cães e gatos a um veterinário de sua confiança.

Perigos e cuidados

Caso tenha contato com um morcego ou seja mordido por um animal:

  • – Lave imediatamente o ferimento com água corrente e sabão;
  • – Procure atendimento médico imediato, na unidade de saúde mais próxima para ser examinado;
  • – Caso o médico prescreva Profilaxia antirrábica completa (soro e vacina), o soro deverá ser feito em hospital de referência da região;
  • – Ao receber vacina antirrábica e/ou antitetânica, não abandone o tratamento;

 Siga as indicações médicas;

  • – Evitar contato com qualquer morcego encontrado morto ou vivo, e se for preciso tocar no animal, só fazê-lo com uso de luvas e encaminhar o exemplar ao Centro de Controle de Zoonoses.
  • – No caso de dúvidas entre em contato com o Disque Vigilância pelo telefone 150.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções