Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

CIDADÃO PELOTENSE : Reconhecimento ao ator Flávio Dornelles

CIDADÃO PELOTENSE  : Reconhecimento ao  ator Flávio Dornelles
06 julho
08:34 2021

Quarta às 19h, ator e diretor Flávio Dornelles recebe título de Cidadão Pelotense

Por Carlos Cogoy

No primeiro semestre deste ano, ele contribuiu para reiterar Pelotas no mapa da criatividade artístico-cultural do País. O curta “A Pelotas Caridosa / Poemas Lidos de Lobo da Costa”, idealizado pelo ator e diretor Flávio Dornelles, arrebatou seis premiações – incluindo melhor atuação para Dornelles -, no “Quarentena Online Film Festival” do Rio de Janeiro. Na trajetória de Flávio Dornelles, que nasceu em Uruguaiana, e está radicado em Pelotas desde o início dos anos oitenta, além da interpretação, também inúmeros trabalhos como diretor, encenador, dramaturgo, músico multi-instrumentista, cantor, bailarino, maquiador, aderecista, cenógrafo, coreógrafo, sonoplasta, figurinista, produtor, iluminador e carnavalesco. Um importante reconhecimento ao artista que integrou grupos como Desilab, Usina e Oficina, acontece nesta semana. Numa iniciativa do vereador Jurandir Silva (PSol), na quarta às 19h, Flávio receberá o título de Cidadão Pelotense. A sessão será transmitida pela TV Câmara, e terá início às 19h.

Personagem do curta premiado “Pelotas Caridosa” interpretado por Dornelles

GRATIDÃO – O ator expressa: “É significativo e lisonjeiro, pois já se vão quatro décadas dedicadas inteiramente ao teatro, dos bons tempos aos dias de atuais. Esse reconhecimento eu dedico a todas os alunos, atores que passaram na minha vida, onde eu tive o privilégio de ensinar o fazer teatral, e aprender com as experiências de cada um. A troca foi fundamental, pois teatro é jogo, já afirmou Bertolt Brecht. Também, aos tantos profissionais das artes cênicas, que construíram a história teatral, a qual tive o prazer de conviver e trocar. E aos meus mestres que ensinaram a ser um homem de teatro e, em Pelotas, outrora a Atenas Riograndense. Imensamente agradecido ao vereador Jurandir Silva pela comenda, e aos amigos do PSOL”,

RECONHECIMENTO – O vereador Jurandir Silva divulga: Pelotas abriga um campo cultural riquíssimo, mas infelizmente uma parte das atividades que ganham visibilidade está no Centro, distante das periferias e do povo. Por meio de oficinas em escolas, projetos e bairros periféricos, aulas de teatro e produção de espetáculos, Flávio Dornelles produziu e produz arte junto à população pelotense. São agentes culturais como o Flávio, que fomentam as mais diversas expressões de arte que o nosso Município possui. Por isso, reconhecemos esse trabalho que já se estende há quarenta anos”.

PANDEMIA – Flávio observa acerca da arte durante a pandemia: “Em tempos cruéis e pandêmicos, a arte foi a primeira a fechar e certamente a última a retomar suas atividades. Os teatros fecharam, alguns há mais de dez anos, e a produção artística teve de se reinventar. Alguns, e bons, editais proporcionaram um fôlego aos artistas, óbvio que não abrangeu o suficiente. No meu caso tive que optar pelo cinema. Tomando os cuidados protocolares de higiene e distanciamento, conseguimos alcançar um excelente momento artístico, contanto com a colaboração dos amigos e de profissionais da área técnica como o Fio da Navalha Arte & comunicação, parceiros de longa data. Tenho um olhar positivo para o pós pandemia, se a negligência nesse País, não der sinais de continuidade, que possamos retomar e que sejamos reconhecidos, nossa resistência, como agora se faz”. No Youtube é possível assistir o filme “Palcos de Minha Vida”, que homenageia Flávio Dornelles, e tem direção de Luis Gonçalves.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções