Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Cinema: Ponto de Vista exibe Moonrise Kingdom hoje

07 dezembro
10:07 2013

Neste sábado (7), o Ponto de Vista – 2º Ciclo de Cinema e Design do câmpus Pelotas está de volta com Moonrise Kingdom (2012), sétimo longa-metragem do diretor estadounidense Wes Anderson. A sessão está marcada para as 17h, no auditório Enilda Feistauer – Praça 20 de Setembro, 455.

Fortes sentimentos contidos, inadequação e melancólica doçura registrados com uma composição cheia de simetrias, texturas e movimentos de câmera calculadíssimos. Esse é o trabalho de Wes Anderson, cineasta que divide opiniões – mas que tem em sua cinematografia uma incontestável coerência.

Outro traço característico de Anderson, o microcosmo (a casa, o barco, a fazenda…), em Moonrise Kingdom, surge na forma de uma ilha na costa da Nova Inglaterra, New Penzance. A trama se passa em 1965, nos últimos suspiros da inocência estadunidense, quando o país preparava-se para a Guerra do Vietnã.

É na pequena ilha que Suzy Bishop (Kara Hayward) vive ao lado de seus pais (Bill Murray e Frances McDormand). Ambos se tratam por “doutor” e “doutora” e dormem em casas separadas, enquanto ela vive um caso com o único policial local (Bruce Willis).

Enquanto isso, no acampamento Ivanhoé, sob os cuidados do escoteiro-chefe (Edward Norton), está Sam Shakusky (Jared Gilman). Suzy e Sam têm 12 anos e se amam desde que começaram a trocar cartas, há um ano, quando se conheceram em uma peça de colégio. Os dois pretendem fugir juntos – e chegou a hora de colocarem seu plano em ação.A sessão é gratuita e aberta à participação da comunidade em geral.

Após a exibição, é aberto um espaço para discussão sobre a temática do filme e sua relação com o design. A atividade é mediada pelo professor do câmpus Pelotas, Alexandre Assunção, um dos coordenadores do projeto.

Comentários ()

Seções