Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

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Comércio se prepara para primeiro semestre com “feriadões”

11 fevereiro
17:08 2014

Em 2014, o ditado que afirma que o ano do brasileiro só começa depois do Carnaval poderá ser estendido para outra data. Além da época de desfiles e festas, o primeiro semestre do ano também contará com um feriado prolongado que juntará o dia da Paixão de Cristo e o de Tiradentes, e com o feriado do Dia do Trabalhador. Para não ter os negócios prejudicados pelas datas, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS alerta para a necessidade de adaptação no comércio nas grandes metrópoles.

 Pausas no calendário são prejudiciais aos lojistas, mas determinas regiões podem ser beneficiadas

Pausas no calendário são prejudiciais aos lojistas, mas determinas regiões podem ser beneficiadas

Se por um lado o fechamento do comércio nas grandes cidades é preocupante, há setores que enxergam o fenômeno com otimismo. As pausas são favoráveis para lojistas do litoral, que poderão contar com as viagens de “feriadões” ainda no período de temperaturas altas.

– Nos feriados que se juntam aos fins de semanas, ocorre uma movimentação muito grande de pessoas rumo ao interior do Estado e às praias. No carnaval, por exemplo, municípios do litoral concentram população similar a de Porto Alegre, se transformando em metrópoles temporárias de consumo – comenta o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

O Carnaval desse ano acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de março. Nesse período, a expectativa é de um fluxo de pelo menos 150 mil veículos saindo da região metropolitana em direção ao litoral norte pela Freeway. Essa rota, então, deverá comportar cerca de 500 mil viajantes. A próxima parada no calendário será no dia 18 de abril, sexta-feira, dia da Paixão de Cristo. Na segunda-feira seguinte, 21 de abril, será o dia de Tiradentes, formando um feriado prolongado.

– Com os “feriadões”, os estabelecimentos ligados ou localizados em pontos turísticos encontram melhores oportunidades de vendas. Nas maiores cidades, que não têm vocação turística, a melhor opção para os lojistas é organizar plantões de vendas, porque apesar da perspectiva de redução do movimento nas lojas, as famílias que não viajam tendem a buscar o consumo local – ressalta Koch.

O dia do trabalho, 1º de maio, será numa quinta-feira, o que poderá fazer com que algumas pessoas estiquem a pausa até o fim de semana.

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