Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Comprometimentos financeiros e tentativa de reverter o quadro em campo: o Xavante na Série B

Comprometimentos financeiros e tentativa de reverter o quadro em campo: o Xavante na Série B
13 agosto
09:25 2021

Por: Henrique König

Foi convocada uma entrevista coletiva com a direção para a tarde de quinta-feira (12), no estádio Bento Freitas. A situação xavante na Série B do Campeonato Brasileiro tem tudo a ver com o dia de hoje: a temida sexta-feira 13. O GE Brasil é o último colocado na competição, com 12 pontos em 17 jogos. Faltam duas partidas para terminar a primeira metade do torneio: o Xavante encara o Botafogo fora de casa no domingo e recebe o CSA na virada dos turnos. Em termos de pontuação, será necessário fazer quase ou até mais do que o dobro de pontos no segundo turno. Será possível evitar a queda?

Com dificuldades internas no clube e nos resultados em campo, presidente Nilton Pinheiro quer prestar entrevistas semanais
Foto: Carlos Insaurriaga / GE Brasil

O presidente Nilton Pinheiro juntou os demais diretores e afirmou que sim. O momento, segundo ele, é de somar forças para reverter o quadro em campo. “O imperativo nosso é permanecermos na Série B”, declarou.

Evidente que a torcida rubro-negra procura respostas. Nilton comentou sobre o comprometimento das contas ao assumir a gestão do Brasil nesses últimos seis meses. Antes, foram nove anos de mandato de Ricardo Fonseca, responsável pela ascensão do clube, mas também criando uma dívida em bola de neve, sendo sanada atualmente por condomínio de credores.

“Nosso maior cuidado é a nossa folha de pagamento, com restrições, para que a gente não fique mais dois ou três meses sem pagar. Temos limitações de contratação. O culpado nesses seis meses sou eu, Nilton Pinheiro. Mas informo pra vocês que estamos renegociando dívidas com esse novo condomínio de credores, de R$ 5 milhões. Pagamos R$ 6 milhões já no outro. E o nosso déficit mensal é de 300 mil. Temos também acordos extrajudiciais, mas precisamos cumpri-los”, declarou o presidente.

Através de dívidas trabalhistas passadas, o Xavante tem parte de suas verbas de competição comprometidas em 2021. Missão árdua também para departamento de patrimônio do clube, liderado por Cláudio Carvalho. O Brasil ainda disputa a Série B assombrado pelo fantasma do fair play financeiro. Vale lembrar que, na temporada anterior, de 2019 para 2020, o clube foi ameaçado de rebaixamento, através de ação movida na Justiça por três ex-jogadores do clube, entre eles, o lateral-esquerdo Pará.

Nilton Pinheiro ilustrou a dificuldade de recursos no Bento Freitas com o exemplo da ferramenta do VAR, o chamado árbitro de vídeo, que deve compor a Série B em 2022. Ele afirmou que o clube precisa de readequações na sua estrutura para dispor da cabine especializada no estádio. A CBF quer testar a ferramenta na competição antes do uso efetivo na temporada seguinte.

“O recurso é o nosso maior problema. Tivemos o problema de receber as cotas com atraso, porque, se elas vêm no prazo certo, nós nos viraríamos aqui, conseguiríamos manter. Enquanto isso, de onde tiraremos recurso? E não é pouca coisa” – sabendo das limitações por conta da pandemia e a falta de público.

Sobre o departamento de futebol, Nilton ressaltou que cada nome é importante para o Brasil sair da situação em que está, em busca da zona intermediária da tabela da Série B.

“Montanelli é uma pessoa pela qual tenho muita estima. É um decano para nós. A presença dela para revertermos esse quadro é importantíssima. Na navegação em alto mar, é mais tempo tempestuoso do que tempo bom. Abrimos mão de algumas coisas. Mas o Montanelli é um quadro altamente bem quisto, de nossa confiança”, afirmou, também destacando os demais diretores.

As últimas mudanças na direção foram as chegadas do treinador Cléber Gaúcho e do coordenador técnico Hélio Vieira, dois ídolos xavantes dos tempos de jogador. O fisiologista Lincoln Bender substitui Lenon Vittola na função.

O executivo de futebol Fernando Leite, apontado como principal responsável pelas contratações de atletas durante a temporada, deixou o cargo. O dep. de futebol tenta reverter os erros que até aqui estão custando

a permanência do Brasil na Série B. Novos jogadores, o lateral direito Oliveira, o esquerdo Paulinho e o volante Diego Gomes foram apresentados.

É o Brasil que luta com suas últimas cartadas para sair da complicada situação em que se embrenhou, na lanterna da Série B.

Comentários ()

Seções