Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

CRInter realiza balanço de 2013 da UFPel

23 janeiro
16:11 2014

A CRInter elaborou nas primeiras semanas de janeiro um relatório de atividades do ano de 2013. Foram analisadas as metas e os resultados atingidos pela Coordenação e estes foram comparados aos resultados dos anos anteriores.

Em relação às “mobilidades OUT”, em 2013 foram 204 alunos da UFPel realizando um período de estudos em outros países, enquanto em 2012 foram 73. Para 2014 estão previstas 398 mobilidades desse tipo. Esse grande aumento nas mobilidades se dá pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) implementado em 2012 pelo governo federal, e consolidado em 2013.

Já as “mobilidades IN”, de alunos estrangeiros na UFPel, foram 19 em 2012 e 29 em 2013.

Além das mobilidades através de Acordos bilaterais – 66 Convênios com Universidades de 21 países diferentes, 11 deles firmados em 2013 – a UFPel também participa do Programa de Estudantes Convênio Graduação, em que alunos de países em desenvolvimento da América Latina e África vêm cursar toda a graduação na UFPel. A CRInter recepciona e auxilia estes alunos durante o período de estudos na UFPel. No primeiro semestre de 2013 recebemos três novos alunos de graduação para os cursos de Odontologia e Arquitetura e Urbanismo, que se somaram aos sete que já estavam na UFPel., nos cursos de Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Medicina, Enfermagem e Biologia.  Em 2014 virão mais cinco alunos pelo programa.

A Universidade também faz parte do Convênio Amicus com a Universidade de León, fez parte do BRAMEX em 2013 e faz parte do BRACOL em 2014, estes últimos através do Grupo Coimbra. Ademais, a UFPel participa de Redes Internacionais como o Grupo Tordesilhas, FAUBAI, AUALCPI (Asociación de Universidades de América Latina y el Caribe para la Integración), Grupo Coimbra e OEA (Organização dos Estados Americanos), assim como tem representação na câmara de Internacionalização da ANDIFES.

A CRInter também organizou palestras para orientações sobre o CsF, e recebemos uma palestra dos parceiros Australian Technology Network e outra com membro da Assembleia Legislativa das Ilhas Falklands.

Deu-se seguimento ao Projeto Amigo Universitário, em que alunos da UFPel auxiliam alunos estrangeiros em mobilidade na UFPel, desde antes da vinda para Pelotas até sua adaptação social após a chegada, facilitando a inserção do aluno estrangeiro na comunidade universitária e na cidade.

Também em 2013 se consolidou o Projeto de Ensino Relações Acadêmicas Internacionais que abrange as relações de discentes, docentes e técnico-administrativas com programas e palestras no processo de internacionalização da UFPel, atualmente contamos com 15 discentes colaboradores de diversos cursos da UFPel.

De maneira geral, as metas foram atingidas e os resultados foram satisfatórios, possibilitando a elaboração de um novo plano de ação para o ano de 2014. Serão tratadas como prioridade questões como a elaboração de resolução de mobilidades, a adesão a novas associações internacionais, como a UDUAL e o Grupo Montevidéu, a construção de sistema autofinanciado para auxílio no custeio das mobilidades, além da qualificação do quadro de funcionários – servidores e colaboradores – da CRInter.

Comentários ()

Seções