Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Dia Mundial da Saúde Ocular chama atenção para cuidados com a visão

Dia Mundial da Saúde Ocular chama atenção para cuidados com a visão
09 julho
16:42 2014

Nesta quinta-feira, dia 10, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A visão é um dos principais sentidos do ser humano, responsável por cerca de 80% das informações recebidas, por isso merece atenção e cuidados especiais.

 Rosângela Rosa da Rosa, professora da UCPel

Rosângela Rosa da Rosa, professora da UCPel

De acordo com a oftalmologista e professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Rosângela Rosa da Rosa, alguns cuidados podem ser tomados para a prevenção de doenças e traumas oculares. A professora destaca que a procura pelo oftalmologista é essencial desde cedo, começando na maternidade com o teste do olhinho, e após isso, o acompanhamento deve ser regular, com consultas de no mínimo uma vez por ano.

Segundo ela, com o uso contínuo de computadores e celulares, as pessoas acabam ficando muito tempo sem piscar, por estarem concentradas durante o trabalho e estudos. “É importante uma pausa de 15 minutos a cada hora, para não forçar os olhos, e também não se deve jamais usar computadores e celulares sem uma iluminação adequada”, ressalta. O uso de colírios deve ser feito somente com receita médica, e geralmente são recomendados colírios lubrificantes (lágrima artificial). Profissionais que lidam com produtos químicos devem fazer o uso de óculos de proteção.

Alguns cuidados no dia a dia fazem a diferença, como não esfregar os olhos, evitando o contato com as mãos contaminadas e ter cuidado quanto ao uso de maquiagens, no caso das mulheres. Além disso, no uso de filtro solar e hidratantes, a atenção também deve ser redobrada. Como explica a professora, as “piscadas” também são importantes  e não devem ser tão rápidas, para a melhor oxigenação e lubrificação dos olhos.

Idosos e crianças – A médica explica que no caso dos idosos, na iluminação para a leitura ou outras atividades que requerem mais atenção, pode-se usar lâmpadas de 60v, que não sejam transparentes, e devem ser colocadas na posição contrária à que se está realizando a atividade, trazendo conforto na hora das tarefas.

Nas conjuntivites, é necessário, além da consulta ao especialista para se obter o colírio e pomadas adequadas para o tratamento da doença, ter cuidado com o uso de toalhas – estas devem ser usadas individualmente -, e a toalha para o rosto deve ser separada da usada para o banho.

No caso das crianças, a falta de atenção na escola e a hiperatividade podem estar relacionadas com problemas da visão, o que requer acompanhamento médico. Outra questão é que os pais devem ficar atentos com seus filhos em casa, deixando longe de seu alcance produtos químicos, evitando assim acidentes que podem causar graves problemas, como queimaduras e perfurações nos olhos.

Alerta aos sintomas – Sinais como dores de cabeça (às vezes acompanhadas de náuseas), olhos vermelhos e irritados ou lacrimejando, cansaço durante a leitura ou falta de concentração, e sonolência, quando percebidos, indicam a necessidade de  procura rápida ao oftalmologista, para a investigação do que o paciente apresenta. Algumas doenças podem ser detectadas ou até evitadas, como glaucoma (aumento da pressão ocular), catarata, hipermetropia e astigmatismo.

Acuidade Visual – Em abril deste ano, a Câmara de Pelotas aprovou lei municipal baseada em projeto liderado pelo coordenador do programa UCPel Mais Saudável, médico Roni Quevedo. A iniciativa prevê a aplicação do teste de aptidão visual nas escolas das redes pública e privada do município.

A aplicação do teste será realizada, preferencialmente, logo nos primeiros dias do ano letivo. Profissionais das Unidades Básicas de Saúde serão treinados para aplicarem, juntamente com a Escala de Snellen, um formulário a fim de constatar as diferentes peculiaridades dos alunos. O método, simples e barato, poderá minimizar os problemas com aprendizado e os riscos à saúde, e fortalecendo a autoestima para uma formação saudável.

Palavras-chave

Comentários ()

Seções